23 de Agosto de 2007 às 18:39

Bancários sugerem novo formato de negociação e banqueiros topam

<B>As reivindicações serão discutidas em quatro blocos, um em cada semana</B>

Bancários sugerem novo formato de negociação e banqueiros topam

São Paulo - Na primeira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação dos Bancos) ficou definido um novo formato de negociação. A sugestão foi apresentada pelos representantes dos trabalhadores e tem em vista agilizar o processo negocial. Os banqueiros toparam.

Serão quatro blocos de reivindicações, um em cada semana. A idéia é esgotar as discussões de cada bloco até que o outro seja iniciado, mesmo que isso dure mais de um dia. “De nossa parte estamos assumindo o compromisso de dialogar de forma séria, para que todas as rodadas tenham efetividade”, diz o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino. “Vamos aprofundar cada tema até esgotá-lo. Não vamos aceitar enrolação”, completa Marcolino.

Calendário – O primeiro bloco será realizado em 30 de agosto e prevê finalizar os debates que foram feitos ao longo do ano nas mesas temáticas de segurança bancária, igualdade de oportunidades, saúde e condições de trabalho, além do combate ao assédio moral. Na mesma série de negociações serão debatidos o grupo de cláusulas que podem entrar pela primeira no Contrato Coletivo de Trabalho como 14º salário, 13ª cesta-alimentação e auxílio-educação.

No dia 5 de setembro tem início as negociações do segundo bloco que trata de remuneração total e incluiu reivindicações como reajuste salarial de 10,3% (que prevê aumento real de salários de 5,5%); Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de dois salários mais valor adicional de R$ 3.500; contratação da remuneração variável, com o objetivo de regrar o pagamento e acabar com a cobrança abusiva de metas. Nesse caso, a reivindicação é de distribuição linear para todos os empregados de 10% do total da venda de produtos. E 5% da arrecadação com prestação de serviços distribuídos trimestralmente de forma linear a todos os bancários de cada instituição.

No terceiro bloco, marcado para 13 de setembro, serão discutidas reivindicações sociais e sobre defesa do emprego. No quatro e último bloco, serão discutidas as cláusulas renováveis da última Convenção Coletiva de Trabalho.

Na reunião também ficou definida a renovação da data-base (que é 1º de setembro) e a garantia de validade para todas as cláusulas do acordo do ano passado até 30 de setembro de 2007.

Fonte:SEEB-SP
Cláudia Motta - 23/08/2007

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros