25 de Maio de 2017 às 09:30

Brasília foi tomada por trabalhadores nesta quarta-feira

Ocupa Brasília

Cerca de 200 mil trabalhadores participaram nesta quarta-feira (dia 24) da maior marcha já realizada sobre Brasília, para exigir a retirada das reformas trabalhista e da previdência, a renúncia do presidente ilegítimo Michel Temer e eleições diretas já. Os bancários de Campo Grande e região também estavam representados, através dos diretores do SEEB-CG.

Ocupa Brasília faixa Ocupa Brasília diretores

Além de barrar as reformas, os trabalhadores também reivindicam a saída imediata de Michel Temer da presidência e a realização de eleições diretas para sua substituição.

A concentração ocorreu durante toda a manhã nos arredores do estádio Mané Garricha. Os manifestantes caminharam pelas ruas de Brasília e, no início da tarde, seguiram pelo Eixo Monumental em direção ao Congresso Nacional, onde foram atingidos por bombas de gás lacrimogênio, spray de pimenta e balas de borracha, lançados pela Polícia Militar do Distrito Federal.

“Temer não tem nenhum compromisso com o povo, não precisa se preocupar com a impopularidade das medidas que está tomando. Esse presidente é o responsável por tocar o golpe, que se iniciou com o impeachment da ex-presidenta Dilma e segue com a retirada de direitos dos trabalhadores e paralisação dos programas sociais que vinham sendo realizados. Queremos derrubá-lo, mas isso não basta. Queremos escolher quem vai entrar em seu lugar”, disse Roberto von der Osten, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

“Os trabalhadores deram um recado claro de que não vão aceitar as reformas de um governo ilegítimo e corrupto que retiram direitos e levam o Brasil de volta à escravidão, além de exigirem a volta da normalidade democrática, com eleições diretas, para que o país possa retomar o rumo do desenvolvimento”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.

Em nota divulgada ontem à noite, a CUT ressaltou que o eixo monumental de Brasília foi tomado por 200 mil manifestantes que protestaram de forma pacífica: "Mas, quando o início da Marcha chegou próximo ao Congresso Nacional, o Estado mostrou sua falta de preparo para receber uma manifestação democrática e a polícia, mais uma vez, agiu de forma repressora como sempre faz em atos de trabalhadores e trabalhadoras, que hoje, em Brasília, exerciam seu legítimo direito de manifestação. Milhares de mulheres, e homens, jovens e crianças foram recebidos com balas de borracha e gás lacrimogêneo. Temer se aproveitou disso para invocar as Forças Armadas para a defesa da "ordem", lembrando os piores momentos da ditadura militar".

Fonte: Contraf-CUT, Fetec-CUT/CN e CUT

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros