6 de Outubro de 2016 às 09:40

Caixa: acordo contempla PRL Social e análise caso a caso para revogação da RH184

Caixa

Jailton Garcia / Contraf-CUT

A Caixa apresentou ao Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), na madrugada desta quinta-feira (6), em São Paulo, após o trigésimo dia de greve nacional, uma nova proposta para as reivindicações específicas dos empregados. Além do abono total das horas de greve, a proposta bianual contém a aplicação do reajuste de 8% nos salários, vales e abono de R$ 3,5 mil agora em 2016 e reposição integral da inflação pelo INPC, mais 1% de aumento real em 2017. Assim como, os 15% de reajuste nos vales alimentação e 13ª cesta, 10% no vale refeição e auxílio creche/babá.

 

Se o acordo específico da Caixa for assinado até o dia 15 de outubro, a primeira parcela da PLR, o abono e verbas retroativas a setembro serão pagos no dia 20 de outubro.

 

Segundo Dionísio Reis, coordenador do CEE da Caixa, após meses de construção e trinta dias em greve conseguiram chegar num resultado fruto da mobilização da categoria, mas a luta não chega ao fim. “A luta continua por nenhum direito a menos, melhores condições de trabalho e pela Caixa 100% Pública”.

 

Outro ponto discutido na mesa de negociação e de muita expectativa dos trabalhadores foi a revogação do RH 184. O banco vai analisar caso a caso a revogação das punições. “É de extrema importância discutir com seriedade e objetividade os anseios da categoria nos grupos de trabalho, avaliando caso a caso e as consequências da abrangência e arbitrariedade do RH 184 neste importante espaço de diálogo dos empregados com a direção do banco, que será a mesa de negociação”, avaliou Dionísio.

 

A direção do banco atendeu à reivindicação da PLR Social, que corresponde à distribuição linear de 4% do lucro líquido entre os trabalhadores, e será mantida por dois anos. Além disso, assegura o pagamento da regra básica da PLR da Fenaban e, ainda, do adicional de PLR, que equivale à distribuição de 2,2% do lucro líquido entre seus trabalhadores.

 

Escolaridade

Serão oferecidas 1.600 bolsas de incentivo à elevação da escolaridade, na seguinte forma: até 300 para graduação, até 500 para pós-graduação e até 800 para idiomas até 31/08/2017.

 

Licença amamentação

A Caixa assegurará às empregadas mães, inclusive as adotivas, com filho de idade inferior a 12 meses, 2 descansos especiais diários de meia hora cada um, facultado à beneficiária a opção pelo descanso único de 1 hora.

 

Em caso de filhos gêmeos, cada período de descanso especial diário será de 1 hora, facultada a opção pelo descaso único de 2 horas.

 

Vale cultura

Renovação da cláusula referente a distribuição do vale cultura, aos empregados que o requeiram e que tenham Remuneração Base igual ou inferior a 8 salários mínimos, conforme os termos estabelecidos pela Lei 12.761/2012 e seu regulamento.

 

Parcelamento do adiantamento de férias

A Caixa renovará a cláusula referente ao parcelamento do adiantamento de férias em até 10 parcelas.

 

 

Fonte: Contraf-CUT e SEEB-SP

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros