28 de Junho de 2018 às 11:17

Campanha Nacional dos Bancários é lançada na região de São Gabriel do Oeste

Todos por Tudo

A Campanha Nacional dos Bancários 2018 chegou até a cidade de São Gabriel do Oeste nesta quarta-feira, dia 27. O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região realizou o lançamento da campanha reunindo os bancários da região centro-norte do estado e os dirigentes sindicais Neide Rodrigues, Leila Oliveira, José dos Santos Brito e Rubens Jorge Alencar. 

A secretaria de Finanças do sindicato, Neide Rodrigues, informou que a primeira negociação com a Fenaban acontece nesta quinta-feira (28), quando se espera que os bancos assinem um pré-acordo para que todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) continuem valendo até a assinatura de um novo acordo. “A campanha deste ano foi antecipada por causa da reforma trabalhista, já que a nossa CCT vence dia 31 de agosto e, a partir desta data, nós estamos desprotegidos, nossas conquistas estão em risco. A reforma veio para acabar com os nossos direitos”, comentou.

 

José dos Santos Brito, secretário geral do SEEBCG-MS, reforçou ainda que os bancos querem enfraquecer ainda mais a categoria com o fim da mesa única de negociação. “Os bancos querem que, na mesa de negociação, Banco do Brasil, Caixa e bancos privados não sentem juntos Por que? Acontecendo isso, fragiliza o movimento e, assim, fica mais difícil de conseguir ganho real. Para se ter uma ideia da importância e da força da mesa unificada, desde de 2002, nós já conseguimos mais de 15% de ganho real no nosso salário”, reforçou Brito.

Além da manutenção de todas as cláusulas da CCT da categoria, a pauta de reivindicações da categoria prevê reajuste da inflação mais aumento real de 5% para salários e demais verbas; e cláusula garantindo que as novas modalidades de jornada e contratações da nova lei trabalhista só poderão ser feitas por meio de negociação com o Comando Nacional dos Bancários.

Esta é a primeira campanha depois que a reforma trabalhista entrou em vigor, em novembro de 2017. A secretária de Organização e Informática do sindicato, Leila Oliveira, lembrou que um do efeitos imediatos desta reforma tem sido os planos de demissão, tanto dos bancos privados com os públicos. “No Bradesco, a gente nunca imaginou que isso aconteceria. E com esses planos, os cargos não estão sendo repostos por novos funcionários. Caixa e BB já deixaram claro que não vão chamar mais bancários e isso porque há um plano de enxugamento de agências. Então, a mensagem, é que nós precisamos nos unir, o sindicato sozinho não consegue fazer nada”.

 

Bancos Públicos

Um dos pontos centrais da Campanha Nacional dos Bancários de 2018 é a defesa dos bancos públicos que estão sendo desmontados e preparados para privatização. E uma das vitórias da categoria contra este ataque foi conquistada esta semana, segundo informou o secretário de Comunicação e Imprensa do sindicato, Rubens Jorge Alencar. “O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, concedeu liminar a pedido da Contraf-CUT e da Fenae, impedindo que o governo Federal venda, sem autorização do Legislativo, o controle acionário de empresas públicas de economia mista, como é o caso da Caixa e Banco do Brasil”.

O secretário ainda lembrou que os bancários precisam se preocupar com os planos de saúde dos dois bancos públicos, que estão ameaçados, o Saúde Caixa e a Cassi. “A Caixa quer impor um novo teto de gastos no Saúde Caixa, só não fez isso ainda porque tem uma liminar que impede que o modelo atual seja alterado até o final do acordo deste ano. Mas, depois de 31 de agosto, se não houver mobilização da categoria, o banco vai poder alterar. Somente com união poderemos resistir aos ataques”, finalizou.

Ao longo dos próximos dias, o sindicato vai realizar o lançamento da campanha em outras regiões da base. Com slogan "Todos Por Tudo", a campanha já foi apresentada aos bancários de Campo Grande e da região de Jardim.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros