21 de Maio de 2018 às 09:04

Empregados ativos e aposentados realizarão Dia de Luta em Defesa do Saúde Caixa

Mobilização

Na próxima quinta-feira (24), trabalhadores da Caixa e entidades representativas, a exemplo da Fenae, promoverão um Dia de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A iniciativa faz parte da campanha em defesa da política de assistência à saúde dos ativos e aposentados, que corre o risco de acabar em função novas determinações do governo. Com o nome “Saúde Caixa: eu defendo”, ela tem o objetivo de mobilizar toda a categoria em torno desse importante direito. 

O objetivo é alertar ativos e aposentados sobre os ataques que o plano de saúde vem sofrendo e mobilizar a categoria em torno dessa questão que atinge a todos. A campanha, desenvolvida pela Fenae e Apcefs, conta com a participação da Contraf-CUT, Fenacef, Fenag, Advocef, Aneac e Social Caixa. 

As resoluções publicadas pelo governo e a recente alteração no Estatuto da Caixa propõem um limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação da Caixa nessas despesas, à revelia do modelo de custeio previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que vigora até agosto. 

Hoje, 70% das despesas assistenciais são pagas pela Caixa, mas o banco agora pretende adotar o novo limite. Como a inflação médica aumenta mais rapidamente que os índices usados na correção dos salários e benefícios previdenciários, e como a Caixa vem reduzindo seus quadros com sucessivos planos de demissão, em breve, o novo limite estipulado será atingido e os custos excedentes recairão sobre os usuários. 

A campanha propõe que as pessoas participem do evento em defesa do Saúde Caixa, no Facebook da Fenae, e chamem os amigos e parentes para fazer parte. Na próxima quinta-feira (24), líderes das entidades representativas se manifestarão nas redes sociais e convidarão seus associados para participarem do evento, publicando mensagens de apoio e fotos com a hashtag #saúdecaixaeudefendo. Cartazes foram enviados para todas as unidades do banco.

Fonte: Fenae

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros