27 de Julho de 2017 às 09:08

Fenaban não apresenta conclusão sobre clausula 33-C reivindicada pelos bancários

Reivindicação

Jaílton Garcia/Contraf-CUT

A Contraf-CUT se reuniu, nesta quarta-feira (26), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para a comissão bipartite de segurança bancária. Pela terceira vez no ano, os trabalhadores não obtiveram a resposta esperada dos bancos sobre a proteção aos bancários, prevista na clausula 33-Ca da Convenção Coletiva de Trabalho, considerada prioridade para a segurança da categoria.

A clausula 33- C da CCT amplia a possibilidade de realocação dos trabalhadores para outra agência ou posto de atendimento bancário, quando os mesmos tenham sido vítimas de sequestro consumado.  A reivindicação principal da categoria é ampliar a proteção ao bancário vítima de extorsão mediante sequestro. A Fenaban afirmou não ter uma conclusão, do ponto de vista técnico, sobre a mudança e vai entregar uma resposta antes da próxima reunião, marcada para o dia 11 de setembro.

Para Gustavo Tabatinga, secretário de Políticas Sindicais da Contraf-CUT, a prioridade para os trabalhadores é a ampliação da proteção aos bancários, vítimas de extorsão mediante sequestro. “Tínhamos uma grande expectativa, pois o tema já foi debatido nas reuniões anteriores e em todas o assunto tem sido postergado. Acreditamos que os bancos já tiveram um bom tempo para realizar a análise e para nós essa questão é prioritária. ”

Durante a reunião também foram discutidas estratégias para o combate de assaltos a agências e redução do número de ocorrências. A Fenaban afirmou que no ano de 2017 houve uma redução de assaltos a agências bancárias. De acordo com a entidade, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Goiás apresentaram uma redução mais acentuada.

No caso das agências destruídas por assaltos, principalmente em cidades pequenas, os bancos afirmaram que há uma dificuldade maior nessas áreas, onde as questões de segurança pública são precárias.

Seminário de Segurança Bancária

Em reunião, realizada na terça-feira (25), na sede da Contraf-CUT, os bancários definiram a data para o Seminário de Segurança Bancária, que está programado para acontecer nos dias 22 e 23 de agosto, e também discutiram sobre a elaboração de uma ferramenta de monitoração a ataques aos bancos.

Fonte: Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros