SindicarioNET - Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região
CUT BRASIL Contraf FETEC

Banco Itaú Unibanco

Imprimir e-mail aumentar a fonte diminuir a fonte
Publicado em 29 de Abril de 2013 às 08:29
Gerente do Itaú morre em pleno local de trabalho em Curitiba-PR

Uma gerente operacional do Itaú Unibanco faleceu no último dia 18 dentro do seu local de trabalho na agência Parolin, em Curitiba. Uma grande tristeza para toda a categoria no Paraná e no Brasil.

 

A perda da colega escancara uma situação limite de stress a que os trabalhadores estão submetidos por conta da pressão dos gestores, das metas abusivas, do assédio moral, da ameaça de demissão e das reestruturações.

 

No início deste mês, outro bancário do Itaú Unibanco faleceu em São Paulo, vítima de infarto, após ter seu cargo rebaixado e ter relatado que não estava bem por conta da pressão por metas.

 

"Os banqueiros, infelizmente, não estão preocupados com a saúde dos trabalhadores ou se mais funcionários perderão a vida em decorrência dos absurdos a que estão sendo submetidos. O que mais nos indigna é que alguns trabalhadores da gerência média servem como instrumentos para as práticas de maldades que estão adoecendo e tirando a vida dos bancários", afirma Júnior Dias, diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e funcionário do Itaú Unibanco.

 

Saúde e condições de trabalho

 

O combate ao assédio moral e o fim das metas abusivas figuram entre as principais bandeiras relacionadas ao tema Saúde do Trabalhador nas campanhas nacionais dos bancários nos últimos anos.

 

A Fenaban insiste em classificar as metas como "desafiadoras" e não abusivas, ignorando os efeitos delas sobre a vida dos bancários. Os banqueiros afirmam que as metas são estratégias privadas de cada banco e que dependem da gestão.

 

Os patrões também seguem dizendo que os problemas de saúde dos bancários não têm relação com o trabalho. Será?

 

Segundo estatísticas da Previdência Social, os bancários estão entre as categorias de trabalhadores que mais adoecem, seja por LER/Dort, seja por doenças relacionadas ao sofrimento mental. "O stress do dia a dia da categoria está causando danos irreparáveis à saúde. Não podemos admitir a perda de outras vidas por conta do trabalho", completa Ana Fideli, secretária de Saúde do Sindicato.

Entre em Contato

Edvaldo Franco Barros

Presidente

Enviar email facebook

Carolina Areco Lopes

Suplente do Conselho Fiscal

João Chaves dos Santos

Suplente do Conselho Fiscal

Ana Lúcia Barbosa dos Santos

Suplente da Diretoria Administrativa

Patrícia da Silva Soares Bilac

Suplente da Diretoria Administrativa

Andréia Silva de Souza

Suplente da Diretoria Administrativa

Cristiane Ferreira Rocha Abdo

Suplente da Diretoria Administrativa

Marcley Telles Moura Amaral

Suplente da Diretoria Administrativa

Márcia Aparecida Barbosa de Lima

Suplente da Diretoria Administrativa

Heleny Sanchik de Souza

Suplente da Diretoria Zonal

Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região de Mato Grosso do Sul - Rua Barão do Rio Branco, 2652 - Jardim dos Estados

Campo Grande-MS - Telefone: 67 3312-6100 / Fax: 67 3312-6116