15 de Junho de 2007 às 14:07

Isonomia: Dia de Luta agita bancários em todo país

(São Paulo) Uma série de protestos, manifestações e reuniões foi realizada nesta quinta-feira, 14, pelos bancários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do BNB e do Basa num dia nacional de luta pela isonomia de direitos entre funcionários novos e antigos dos bancos federais.
 
O objetivo é pressionar o Congresso Nacional para aprovar o projeto de lei dos deputados Inácio Arruda (PCdoB/CE) e Daniel Almeida (PCdoB/BA), que regulamentam a questão.
 
O dia de luta faz parte do calendário da campanha pela isonomia, lançada pela Contraf-CUT no último dia 17 de abril. Os sindicatos também aproveitaram a data para intensificar a coleta de assinaturas em favor do projeto de lei.
 
Em São Paulo, o Sindicato dos Bancários percorreu as agências das instituições públicas federais para coletar assinatura. Os bancários do Banco do Brasil fizeram um protesto na Avenida Paulista, no Complexto Paulista.
No interior do Estado, as manifestações também foram intensas. Em Bragança Paulista, o Sindicato fez reuniões nas agências e colheu mais de cem assinaturas para o abaixo-assinado. Já o Seeb Catanduva realizou pela manhã atividades em toda a base, orientando os bancários e distribuindo jornais sobre o tema.
 
Em Brasília, o Sindicato realizou uma manifestação em frente à Matriz da Caixa para marcar o Dia Nacional de Luta pela isonomia entre antigos e novos funcionários dos bancos públicos federais.
 
Na Bahia, o Encontro dos Novos, promovido pelo Sindicato no mês de março, já havia dado o ponta-pé inicial deste ano na campanha pela isonomia. De lá para cá, os bancários organizaram atividades nas ruas e um Congresso Estadual, que reuniu centenas de trabalhadores. No Dia Nacional de Luta não foi diferente. O Sindicato realizou atividades em diversas agências do Estado com o objetivo de pressionar o governo e a direção dos bancos.
 
Fonte: Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros