15 de Fevereiro de 2018 às 10:12

Itaú é condenado por atitude antissindical em Jundiaí

Indenização

O tribunal Regional da 15ª região condenou o Itaú Unibanco a indenizar o Sindicato dos Bancários de Jundiaí e região em R$ 201 mil por má-fé. Em 2011 o banco entrou com ação contra o Sindicato, na tentativa de impedir que os bancários realizassem a greve na Campanha Salarial. 

De acordo com a Justiça do Trabalho, em decisão publicada em 26 de janeiro, a ação do banco foi utilizada como estratégia para violar o direito de greve de seus funcionários em atitude claramente antissindical. Na ação, o banco teria, inclusive, se utilizado da um “fura greve oficial” para levantar a hipótese de que a trabalhadora teria sido barrada. “Durante a greve, o Sindicato tem o legítimo direito de conversar e convencer os trabalhadores a aderirem ao movimento”, informa Vladimir Tavares, da Tavares e Neves Advogados, que responde pelo departamento jurídico do sindicato. 

Além da indenização, o Itaú Unibanco também foi condenado a pagar mais R$ 90 mil em multa por abuso processual, a serem revertidos para o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc).

O advogado informa que ainda cabe recurso para ambas as partes. 

Fonte: SEEB/Jundiaí

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros