SindicarioNET - Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região
CUT BRASIL Contraf FETEC

Banco Bradesco

Imprimir e-mail aumentar a fonte diminuir a fonte
Publicado em 5 de Agosto de 2016 às 08:37
Luta do Sindicato reintegra bancários demitidos injustamente

Reginaldo de Oliveira / Martins e Santos Comunicação

Diretores e advogados do sindicato na reintegração da bancária Kerollin no Santander.

Na última quarta-feira, dia 03 de agosto, três bancários que foram demitidos sem justa causa conseguiram reintegrar ao trabalho. Isso graças a ações judiciais movidas pelo departamento jurídico do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, que é realizado através do escritório Pereira & Canteiro Advogados Associados.

 

Duas reintegrações foram do banco Bradesco. Uma delas foi do bancário Nelson de Souza Peixoto, que foi demitido mesmo tendo faltando 6 meses para se enquadrar na estabilidade pré-aposentadoria, conforme a cláusula 26ª da CCT 2015/2016. Com isso, o juiz do trabalho declarou a nulidade da dispensa e determinou o restabelecimento do vínculo empregatício, com a imediata reintegração e pagamento de salários atrasados e demais vantagens.

 

Já o bancário Ricardo Barreti de Souza foi demitido do Bradesco no dia 29 de junho mesmo acometido de doença laboral e com 18 anos de serviços prestados ao banco. A liminar da Justiça do Trabalho também determinou a reintegração do bancário ao trabalho, com os mesmos benefícios recebidos anteriormente e o pagamento dos salários relativos ao período que estava afastado. Mas por causa da doença, o bancário está de atestado e deve voltar a trabalhar assim que tiver alta médica.

 

Situação semelhante ocorreu com a bancária Kerollin Alves Cabral, do Santander. Os atestados médicos comprovaram que a bancária estava inapta ao trabalho por ter adquirido uma doença laboral e assim, a justiça do trabalho declarou nulo a dispensa da bancária. Na decisão do juiz consta: “Neste passo, é vedado ao empregador dispensar o empregado (CLT, art. 471), eis que tem o dever de afastá-lo de suas funções e encaminhá-lo ao órgão previdenciário para percepção do auxílio-doença”.

 

Além do restabelecimento do vínculo empregatício, o juiz determinou o pagamento dos salários e demais vantagens do período, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 por atraso no cumprimento da ação.

 

Kerollin ainda não vai voltar ao trabalho por estar de atestado médico, mas ela disse que ficou feliz e satisfeita com essa decisão judicial, já que tinha medo da ação demorar muito na justiça: “Foi tudo muito rápido e isso foi primordial, já que estava sem sustento neste período, que outra empresa vai contratar uma pessoa que está doente?”, indagou. Kerollin adquiriu a doença por conta da sobrecarga de trabalho que os bancários enfrentam atualmente nos bancos.

 

Segundo o advogado do sindicato, Alexandre Canteiro, os bancos precisam entender que a mão de obra não é uma mercadoria e que, no momento de adoecimento, precisam apoiar seus funcionários e não demiti-los como vem ocorrendo. “O adoecimento dos bancários tem ocorrido pelas má condições de trabalho oferecidas pelos próprios bancos e pelas metas abusivas. E no momento que os bancários mais precisam dos bancos, eles são premiados com demissões. São questões inadmissíveis que nós tentamos reparar através das ações judiciais. Com as ações, nós queremos preservar o trabalho, o sustento e a dignidade do bancário”, comentou Alexandre.  

 

   

 

Por: Tatiana Martins/Assessoria de Comunicação do SEEB-CG

Galeria de Fotos

Entre em Contato

Neide Maria Rodrigues

Secretária Geral

Enviar email facebook

Leila Cristina de Oliveira

Secretária de Org. e Informática

Enviar email

Paulo Sérgio de Souza Nevez

Suplente do Conselho Fiscal

José Aparecido Clementino Pereira

Suplente da Diretoria Administrativa

Júlio Heitor Gomes de Castro

Suplente da Diretoria Administrativa

Marluce Xavier Freire Caires

Suplente da Diretoria Administrativa

Marcus Vinícius Toniolo Sacco

Suplente da Diretoria Administrativa

Juarez de Oliveira Chaves

Diretores Zonais

Vania Mary Iceri Chaves

Suplente da Diretoria Zonal

Elayne Silva da Cunha Guimarães

Suplente da Diretoria Zonal

Francisco de Assis Carvalho

Suplente da Diretoria Zonal

Maria Helena Brambillia da Cruz Freitas

Suplente da Diretoria Zonal

Valdete Oliveira

Suplente da Diretoria Zonal

Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região de Mato Grosso do Sul - Rua Barão do Rio Branco, 2652 - Jardim dos Estados

Campo Grande-MS - Telefone: 67 3312-6100 / Fax: 67 3312-6116