17 de Agosto de 2016 às 09:48

Negociações com a Fenaban são dias 18 e 19

Campanha Nacional

As duas primeiras negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a federação dos bancos (Fenaban) estão marcadas para os dias 18 e 19 de agosto. Nelas, serão tratadas reivindicações em geral da pauta apresentada pelos trabalhadores no dia 9.

A pauta, aprovada pela 18ª Conferência Nacional dos Bancários, visa a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que reúne os direitos de todos os bancários do país. A data-base é 1º de setembro.

Na ocasião da entrega, a presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando, Juvandia Moreira, lembrou que o setor continua sendo um dos mais lucrativos da economia. "A consultoria Economatica avaliou 25 setores que envolvem 300 empresas de capital aberto, e desses, o setor bancário foi o mais lucrativo no primeiro trimestre do ano: 21 bancos alcançaram R$ 14,3 bilhões de lucro."

Específicas - Além da negociação com a Fenaban, foi marcada para dia 17 a primeira reunião entre representantes dos empregados e da direção da Caixa para a renovação do acordo aditivo à CCT. Nele, cuja data-base também é 1º de setembro, estão direitos adicionais específicos dos trabalhadores do banco público federal. As reivindicações também foram entregues no dia 9.

No Banco do Brasil, ainda não há confirmação de quando será a primeira negociação. A pauta específica foi entregue no dia 11. Assim como na Caixa, os trabalhadores também têm um acordo aditivo específico, com direitos adicionais, cuja data-base é no mesmo 1º de setembro.

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros