BRB

27 de Julho de 2017 às 10:20

Pauta específica do BRB é construída em seminário e ratificada em assembleia

BRB

SEEB/Brasília

Dada a largada para a Campanha Nacional dos Bancários de 2017, os delegados e delegadas sindicais do BRB participaram, no dia 21 de julho, de seminário para a construção da pauta de reivindicações específica dos funcionários do banco. O encontro, organizado pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, ocorreu na Legião da Boa Vontade (LBV), na 915 Sul.

Além do debate sobre a atual conjuntura política e econômica, o seminário também discutiu temas como condições de trabalho; direitos conquistados e perdidos; manutenção do caráter público do banco; mais contratações; e assédio moral e sexual.

O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, foi quem abriu o encontro, ressaltando que a organização da categoria é fundamental como instrumento de luta e resistência nesse momento de ataques violentos aos direitos dos trabalhadores.

Conjuntura de retirada de direitos

Em seguida, os técnicos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) expuseram aspectos da economia que demonstram o quanto a instabilidade política afeta o crescimento. Segundo eles, desde 2015 o Brasil tem registrado saldo negativo nos empregos e consequente aumento da taxa de desocupação. Outra situação que permeou a explanação foram os ataques que os bancos públicos têm sofrido e a necessidade premente de defesa dessas instituições.

O assessor do Departamento Intersindical de Assessoria Paramentar (Diap) Alysson Sá Alves, fez a sua apresentação deixando patente o descompromisso parlamentar para com os trabalhadores. Para ele, direitos conquistados a duras penas e ao longo de décadas têm sido destroçados com arranjos e negociatas que fazem vergonha.

Os funcionários do BRB tiveram um dia inteiro de debates, inclusive parte da noite, dedicados a questões coletivas, empreendendo seus esforços para que os trabalhadores possam viver dias melhores.

Para Cristiano Severo, secretário-geral do Sindicato, o dia foi muito positivo. “O semblante de cada um, suas falas e debates denotaram a preocupação com o futuro e o compromisso em defesa dos direitos, de uma realidade melhor e na defesa do BRB Público”, avaliou ele. “Foi um dia não só de discussões profundas sobre conjuntura e de campanha de uma categoria, mas também, e talvez até mais, de percebermos o quanto dependemos uns dos outros para construirmos uma sociedade melhor”.

O diretor da Fetec-CUT CN André Nepomuceno reforçou que "o momento, mais do que nunca, é o de intensificar a nossa organização na defesa das nossas conquistas."

Pauta construída coletivamente

No segundo período do seminário, os funcionários elaboraram a pauta específica sob uma dinâmica de debates e subsidiados com relevantes informações de conjuntura discutidas pela manhã.

A proposta de reivindicações abordou questões de encarreiramento, comissionamento e descomissionamento, saúde, segurança, Regius, benefícios e formação, entre outros. A minuta foi aprovada em assembleia, ao final do seminário. Depois de concluída a redação e a análise dela por parte do jurídico do Sindicato, a pauta será divulgada.

Ronaldo Lustosa, funcionário do BRB e diretor do Sindicato, analisa que “é tempo de termos consciência do coletivo e não somente de indivíduo, pois se for diferente disso, não conseguiremos nada sozinhos”.

A pauta específica deverá ser entregue à direção do BRB juntamente com a pauta geral da categoria que será discutida e aprovada durante a Conferência Nacional dos Bancários, que começa na sexta-feira 28 e vai até o domingo (30).

Tiveram participação no seminário a deputada federal Erika Kokay e o diretor do Sindicato e presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto. Para ambos, é tempo de despertar para a defesa intransigente dos direitos da classe trabalhadora.

Fonte: SEEB/Brasília

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros