SindicarioNET - Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região
CUT BRASIL Contraf FETEC

Notícias Gerais

Imprimir e-mail aumentar a fonte diminuir a fonte
Publicado em 4 de Janeiro de 2018 às 08:56
RETROSPECTIVA 2017: Audiências e protestos em Defesa dos Bancos Públicos

Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a realizar uma audiência pública “Em Defesa dos Bancos Públicos”, graças à iniciativa dos Sindicatos dos Bancários de Campo Grande e de Dourados. O debate, na Capital, ocorreu no mês de junho, na Assembleia Legislativa, e destacou que o desmonte e a precarização dos bancos públicos podem provocar mais demissões de funcionários e, principalmente, prejudicar a população de baixa renda. Na audiência, foi proposta a criação da Frente Parlamentar Estadual e de um Comitê Estadual em Defesa dos Bancos Públicos.

 

Instituições como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES são responsáveis por viabilizar políticas públicas e garantir o desenvolvimento de setores produtivos, que vão desde a agricultura familiar até a construção civil e indústrias.

 

 

 

Com a intenção de sensibilizar a sociedade e a classe política, também foram realizadas audiências públicas sobre o tema em Juti, Coxim e Maracaju, com a participação de bancários, políticos, estudantes e demais trabalhadores. No município de Juti, por exemplo, a privatização pode provocar o fechamento de uma única agência do Banco do Brasil, que atende a prefeitura, os comerciantes e a agricultura familiar.

 

 

A luta em defesa dos bancos públicos também foi destaque em vários protestos, como no “Grito dos Excluídos”, no desfile de 7 de Setembro, em que os bancários foram para as ruas, em protesto contra a privatização das instituições  financeiras públicas.

 

Para ler as demais matérias sobre o ano de 2017, clique aqui: goo.gl/ofZ6Sj

 

Por: Assessoria de Comunicação do SEEB-CG

 

Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região de Mato Grosso do Sul - Rua Barão do Rio Branco, 2652 - Jardim dos Estados

Campo Grande-MS - Telefone: 67 3312-6100 / Fax: 67 3312-6116