30 de Junho de 2007 às 16:05

Santander doará 100 ações para cada funcionário

Fonte: Afubesp com informações do Santander


A partir de 6 de agosto, cada funcionário (da ativa) do grupo Santander contratado até o dia 23 de junho de 2007 terá 100 ações do banco (na Espanha). Essa informação consta de comunicado interno divulgado nesta sexta-feira, dia 29, pelo RH.
Para o secretário-geral da Afubesp, Marcos Benedito, “a doação de ações aos funcionários é importante, entretanto mais importante ainda é valorizar os trabalhadores e respeitar seus direitos”.

O diretor do SindBancários, Ademir Wiederkehr, reforça a avaliação da Afubesp. "Essa doação era esperada com expectativa nas agências e departamentos, após o anúncio feito pelo banco no início do ano como forma de marcar o aniversário de 150 anos do grupo. O que, no entanto, é lamentável é que se esqueceram dos aposentados, que trabalharam anos e anos pelo crescimento de cada um dos bancos que integram o grupo, mas não foram lembrados na hora de receber ações dessa instituição que agora quer adquirir o ABN Real".

Veja a íntegra do comunicado do RH:


Quem ganhará as 100 ações do Santander?

Todos os empregados do grupo contratados até 23 de junho de 2007, em efetivo serviço naquela data, e inclusive aqueles que na mesma data estejam com seus contratos de trabalho suspensos por força de auxílio-doença ou auxílio-acidente previdenciário, licença remunerada pré-aposentadoria que estava prevista em Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), ou em licença remunerada para exercício de mandato sindical, quando essa esteja prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente.

Como será o recebimento das ações?

Em 6 de agosto, você passará a ser acionista do Banco.

Em 20 de agosto, o valor das ações transitará em seu holerite com o nome 100 AÇÕES-COMEMORAÇÃO-150 ANOS. O valor será calculado com base no preço de mercado das ações no dia 6 de agosto.

Como será a tributação? I.R.

Como todo rendimento recebido pelo funcionário é tributável, o valor das ações também é rendimento tributável, sobre o qual será descontado o Imposto de Renda. O desconto será automático, com aplicação da tabela progressiva do Imposto de Renda (15%, 27,5%) sobre o valor do rendimento do mês (salário + valor das ações).

Como pagarei esse imposto?

Será descontado na folha de pagamento. Para não ter impacto no seu orçamento mensal, o banco oferecerá um crédito em forma de empréstimo consignado em folha (SEM JUROS). O crédito será igual ao débito do Imposto de Renda.

Como será contratado o empréstimo?

O empréstimo é automático, caso o funcionário não queira contratar o empréstimo ou se liquidá-lo antes do vencimento (60 meses) terá que preencher a solicitação disponível na intranet>RH>auto-atendimento>empréstimo, no período de 7 de agosto a 10 de setembro. O valor será creditado no holerite do dia 20 de agosto.

Como pagarei o empréstimo?

O empréstimo será cobrado no seu holerite, em uma única parcela, ao final do prazo de 60 meses. Se você decidir vender suas ações antes do pagamento do empréstimo, o saldo devedor será quitado automaticamente no holerite do mês em que fizer a venda. Caso se desligue do banco, a quitação do empréstimo será feita na rescisão contratual.

Quando posso vender as ações?

A partir de 7 de agosto de 2007.

Como vendo as ações?

O procedimento estará disponível no Portal de RH a partir de 7 de agosto.

Como receberei o valor?


O crédito será em sua conta corrente, mas lembre-se o valor será pelo preço de mercado no momento de sua negociação em bolsa.
Maiores esclarecimentos:
Intranet > RH > Auto-Atendimento > Fale com o RH

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros