27 de Dezembro de 2018 às 10:25

Bancárias com estabilidade pré-aposentadoria são reintegradas ao Bradesco

27ª cláusula da CCT

Foto: Contraf-CUT

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região conquistou a reintegração conquistou a reintegração de duas bancárias demitidas do Bradesco. As trabalhadoras, uma do Telebanco Santa Cecília e outra de uma agência de Barueri, foram desligadas do banco já em gozo da estabilidade pré-aposentadoria.

A 27ª cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários assegura estabilidade profissional nos dois anos imediatamente anteriores à aposentadoria aos funcionários que trabalharam 28 anos e funcionárias que trabalharam 23 anos no mesmo banco.

“Identificamos que as demissões foram feitas já no período de estabilidade e acionamos o banco para garantir que a CCT fosse respeitada e as trabalhadoras reintegradas, como de fato aconteceu. Agora, devido a atuação do Sindicato e da luta histórica dos bancários, estas duas bancárias terão um final de ano muito melhor, com a perspectiva de continuar trabalhando ao menos até completarem o período necessário para se aposentarem. Uma vitória da mobilização da categoria junto ao Sindicato”, enfatiza o dirigente sindical e bancário do Bradesco Valdemar de Souza, conhecido como Piu Piu.  

Para fazer valer o direito à estabilidade pré-aposentadoria, o bancário próximo de atingir ou que já se enquadra nessa condição deve necessariamente enviar um comunicado ao RH responsável por seu departamento ou ao gestor da sua agência informando que está no período de estabilidade pré-aposentadoria.

“A comunicação é uma exigência prevista na nossa Convenção Coletiva de Trabalho para resguardar os direitos desses trabalhadores. É de extrema importância que o bancário informe o banco sobre o período de estabilidade pré-aposentadoria para fazer valer o seu direito. Em caso de dúvidas, o trabalhador deve procurar o Sindicato”, orienta o diretor do Sindicato e bancário do Bradesco, Alexandre Bertazzo.

Fonte: SEEB/São Paulo

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros