13 de Dezembro de 2007 às 10:19

Bancários terão banco de dados sobre saúde em 2008

Os bancários de todo o País terão a partir de janeiro de 2008 um banco de dados nacional sobre saúde, a ser utilizado para reunir informações sobre o tema e subsidiar as lutas da categoria contra as péssimas condições de trabalho. O anúncio foi feito na quarta-feira (12 de dezembro), durante reunião do Coletivo de Saúde da Contraf/CUT. A proposta visa centralizar as informações dos sindicatos para criar um panorama geral sobre a saúde na categoria.
 
Segundo a Contraf, o banco de dados reunirá registros de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), número de assaltos, informações das Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) e do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Será composta ainda uma biblioteca jurídica, com a legislação do setor e jurisprudências e pareceres do Ministério Público e outros órgãos. Dados sigilosos permanecerão ocultos, sendo acessados apenas pela entidade que os inseriu.
 
Os dados estatísticos poderão ser acessados de forma nacional ou regional, enquanto a biblioteca jurídica será alimentada pela Contraf. Haverá, ainda, espaço para denúncias anônimas sobre a situação da saúde bancária, e um fórum de debates para cipeiros e representantes de unidades que não têm Cipa, bem como um blog com notícias sobre o tema. Os custos da implantação do Banco de Dados serão rateados entre a Contraf, federações e sindicatos.
 

Secretaria de Imprensa e Comunicação, com Contraf/CUT

 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros