28 de Março de 2008 às 12:33

Contraf quer mesa única para sistema financeiro

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro buscará ampliar a estratégia de unidade da campanha salarial de 2008, trabalhando para a construção de apenas uma mesa de negociação que reúna todos os trabalhadores organizados do sistema financeiro. Decisão com este objetivo foi aprovada durante plenária nacional com representantes de sindicatos e federações de bancários de todo o País, realizada nesta semana em São Paulo/SP. Foi definida ainda que essa unidade supõe a participação de todos os trabalhadores, independentemente de filiação partidária ou a que central sindical estejam ligados.

 

A questão da estratégia unificada deverá ser também discutida na reunião do Comando Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, prevista para os próximos 15 dias. O objetivo é ampliar esse debate o mais possível, tendo em vista que o Comando agrega forças políticas que não estão associadas à Contraf/CUT.

 

Como ponto da estratégia da campanha salarial deste ano, a plenária nacional da Contraf/CUT definiu a construção do ramo financeiro, de modo a agregar à Convenção Coletiva Nacional todos os trabalhadores do sistema financeiro nacional. A questão da segurança também esteve em pauta, com apresentação de casos de violência contra os bancários, como assaltos, seqüestros e mortes nos locais de trabalho.

 

Ainda em relação ao item da segurança, os sindicatos ficaram de repassar à Contraf/CUT informações mensais de ataques à categoria bancária. A meta é deflagrar, em breve, pesquisa sobre segurança em agências e postos de trabalho. Em um primeiro momento, as entidades de representação dos trabalhadores do ramo financeiro vão enviar correspondências para as secretarias estaduais de segurança, visando denunciar e cobrar medidas efetivas para melhorar a segurança no entorno dos locais de trabalho, por parte dos bancos e das forças policiais.

 

CEF – Na reunião do Comando Nacional, conforme resolução aprovada no encontro da Contraf/CUT, será discutida proposta de realização de uma plenária nacional de caráter organizativo dos empregados da Caixa Econômica Federal, para tratar especificamente do Plano de Cargos e Salários (PCS). Foi aprovada ainda proposta de promover discussões específicas por bancos, junto com a 10ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, sem data prevista.

 

Fenae.Net
 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros