5 de Dezembro de 2019 às 09:04

Fetec-CUT/CN realiza Assembleia Geral Ordinária em Cuiabá

Movimento Sindical

A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) realiza em Cuiabá, nesta quinta-feira (5 de dezembro), sua Assembleia Geral Ordinária anual, e na sexta-feira (6) a Assembleia Geral Extraordinária.

Na pauta, os delegados representando os 12 sindicatos filiados vão discutir a conjuntura política e econômica do país e definir um plano de ação para defender os direitos da categoria e a democracia, ameaçados pelo governo Bolsonaro. Na assembleia extraordinária também haverá a conclusão do curso “A Era do Capital Improdutivo”, com a presença do próprio autor do livro, o professor e economista Ladislaw Dowbor.

Representando o SEEBCG-MS, estarão presentes os diretores Neide Rodrigues, José dos Santos Brito, Everton Espindola e Cleber Rodrigues.

“Os bancários e a classe trabalhadora em geral estão sofrendo duros ataques do governo, tanto em seus direitos como em sua organização, como na edição da MP905. A agenda neoliberal que está sendo imposta pelo ministro da Economia e as medidas autoritárias do presidente estão destruindo conquistas sociais dos trabalhadores e do povo, entregando o patrimônio público brasileiro e colocando em risco a democracia. Precisamos discutir estratégias e um plano de ação para enfrentar essas graves ameaças”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.

Faz parte da discussão da conjuntura nacional o curso de formação, em sistema de videoconferência, que a Federação está realizando desde julho com a participação de dirigentes de todas as bases sindicais. O curso quinzenal, baseado no livro A Era do Capital Improdutivo, do economista Ladislau Dowbor, professor da PUC São Paulo, será concluído na sexta 6 com a presença do autor da obra.

As assembleias serão realizadas no Paiaguas Palace Hotel, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, n° 1.718, Bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.

Dia 5/12 (quinta-feira)

8h30 – Credenciamento.

9h00 – Mesa de abertura.

9h30 – Análise de conjuntura, com Carlos Abicalil, ex-Deputado federal pelo Mato Grosso.

10h3h – Exposição e discussão da MP 905/2019, com a presença do dr. Filipe Ferracin, da LBS Advogados, que presta assessoria jurídica à Fetec-CUT/CN.

12h30 – Almoço.

14h00 – Assembleia Geral Ordinária

• Balanço das Comissões de Empresa dos bancos (COEs).
  • Escolha dos representantes da Fetec-CUT/CN nas COEs.
  • Proposta orçamentária para 2020.

Dia 6/12 (sexta-feira)

8h30 – Credenciamento.

9h00 – Assembleia Geral Extraordinária da Fetec-CUT/CN

• Eleição suplementar

10h30 – Conclusão do curso “A Era do Capital Improdutivo”, com o professor Ladislay Dowbor.

14h30 – Organização Sindical/Debates.

17h00 – Encerramento.

Fonte: Fetec-CUT/CN