31 de Janeiro de 2019 às 10:44
Negociação
Está marcada para esta sexta-feira (1), das 9h às 12h30, em Brasília, a primeira negociação entre a Caixa e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) de 2019. Na pauta, defesa do banco 100% público, contratação de mais empregados e convocação dos aprovados no concurso público de 2014, entre outros assuntos.
“Esperamos que não se repita o que aconteceu na última rodada de negociação marcada para acontecer, mas a Caixa se acovardou, se escondeu e não teve coragem de sentar à mesa para negociar com os representantes dos seus empregados”, protesta Wandeir Severo, diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília e funcionário do banco.
Anunciada na semana passada pela direção da empresa, a convocação dos concursados é alvo de Ação Civil Pública ingressada pelo Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal. No dia 6 de outubro de 2016, por decisão da juíza Natália Queiroz, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, foi postergada a validade do certame até o trânsito em julgado da ação.
Em 2014, a Caixa contava com pouco mais de 101 mil empregados. No Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015, a direção do banco se comprometera a realizar mais 2 mil contratações, o que elevaria o total para além dos 103 mil. De lá para cá, porém, mais de 16 mil deixaram a empresa, principalmente por meio dos planos de desligamentos.
Não se sabe ao certo quantas contratações foram feitas, mas dos mais de 30 mil aprovados no último concurso público, menos de 10% foram convocados. Hoje, são cerca de 85 mil empregados.
Nos últimos anos, trabalhadores e entidades representativas dos bancários têm denunciado a redução significativa do quadro de pessoal do banco e alertado para as consequências disso: adoecimento dos empregados e queda na qualidade do atendimento à população.
As entidades representativas dos trabalhadores têm cobrado de forma permanente a contratação dos concursados por meio da campanha ‘Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil’.
Estarão em pauta também assuntos como o leilão da Lotex, remarcado para a próxima terça-feira (5), fechamentos de agências, verticalização, Saúde Caixa e descomissionamento via GDP, entre outros.
Fonte: SEEB/Brasília com informações da Fenae
Secretário de Esportes e Lazer
Conselho Fiscal
Suplente do Conselho Fiscal
Suplente do Conselho Fiscal
Suplente do Conselho Fiscal
Suplente da Diretoria Administrativa
Suplente da Diretoria Administrativa
Suplente da Diretoria Administrativa
Suplente da Diretoria Administrativa
Diretores Zonais
Diretores Zonais
Suplente da Diretoria Zonal
Suplente da Diretoria Zonal
Link: https://seebcgms.org.br/noticia/primeira-negociacao-com-a-caixa-em-2019-sera-nesta-sexta/
Copytight ® 2018 - Todos direitos reservados