21 de Outubro de 2011 às 10:46

Cliente de agência sem biombo do Bradesco é vítima de "saidinha de banco"

Mais um caso de "saidinha de banco" foi registrado em Cuiabá, na segunda-feira (17). O ataque foi praticado após uma cliente do Bradesco da Avenida Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) ter realizado um saque no caixa.

No momento da ação criminosa, a polícia agiu perseguindo os ladrões, sendo que um deles foi baleado e morreu em seguida. O Bradesco não realizou a instalação de biombos, descumprindo lei municipal, o que na avaliação do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) atrai bandidos para executar este tipo de crime.

A vítima da "saidinha de banco" foi abordada no estacionamento próximo ao banco. Ela afirma que guardou o dinheiro no bolso da calça e quando foi alvejada, recebeu ordem do bandido de entregar a quantia.

A cliente que sacou R$ 1.500 afirmou que o ladrão devia estar olhando para ela na hora do saque. "Para ele saber onde estava o meu dinheiro, ele só poderia estar me observando dentro da agência. Devia já está me olhando quando fui ao caixa para sacar".

Para o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva, os bancos que não instalaram os biombos se tornam um atrativo para os criminosos que encontram mais facilidades para atuar. "É sabido que os ladrões fazem a chamada 'saidinha de banco' observando os clientes nos caixas, para saber se a pessoa sai do banco com dinheiro ou não. Quando há biombos nos caixas, há uma dificuldade a mais para o ladrão. Quando a agência não tem biombos, observar os clientes nos caixas e muito mais fácil", destaca Arilson.

A instalação dos biombos, que são barreiras visuais entre os caixas, é uma determinação da lei municipal nº 5.373/2010, que entrou em vigor em julho deste ano. Apesar da determinação, o Bradesco é um dos bancos que funciona na ilegalidade. Outras instituições que não instalaram os biombos são Caixa, Santander, Banco da Amazônia e Itaú.

Em Cuiabá, os bancos que já instalaram os biombos foram Banco Mercantil do Brasil, Banco do Brasil, Banco Regional de Brasília, HSBC, BIC e Safra.

Para a Contraf/CUT, os biombos são eficazes na ação de dificultar as ações criminosas, uma vez que o cliente tem privacidade para realizar os serviços bancários sem ser observado por um possível ladrão que fica dentro da agência observando se os clientes estão ou não realizando saque.

Para tentar reduzir o número de assaltos a pessoas que acabaram de sair do banco, algumas cidades determinaram o uso de biombos em frente aos caixas dos bancos. Em João Pessoa, o Sindicato dos Bancários da Paraíba avalia que que, depois da adoção dessa medida, houve redução em 90% nesse tipo de ocorrência.


Fonte: Contraf-CUT com Seeb MT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros