5 de Fevereiro de 2021 às 18:25
Reestruturação
Os bancários do Banco do Brasil aprovaram a proposta de uma nova paralisação por prazo determinado a partir das 00h00m até às 23h59m do dia 10 de fevereiro de 2021. A votação virtual ocorreu nesta sexta-feira, dia 5. A realização da greve de um dia foi aprovada por 79,17% dos funcionários do Banco do Brasil que votaram, da base do Sindicato de Campo Grande-MS e Região.
A indicação da CEBB (Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil) é que no dia 10, próxima quarta-feira, seja realizada uma paralisação nacional de 24 horas dos empregados do Banco do Brasil contra a reestruturação.
Vale ressaltar que o direito de greve dos trabalhadores está amparado por legislação federal. De acordo com o que determina a Lei nº 7.783/89, é “assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.
“Já fizemos uma paralisação contra o desmonte do Banco do Brasil em janeiro e ficamos muito satisfeitos com a adesão em massa em todo o país. Dialogamos com os bancários, com a população e agora precisamos dar o nosso recado novamente. Repetir o sucesso dessa nova paralisação depende do envolvimento de cada um dos trabalhadores”, reforça a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.
Cerca de 690 bancários do Banco do Brasil que estão na base do SEEBCG-MS poderão ser atingidos pelas mudanças. Em todo o país, cerca de 4.200 bancários serão prejudicados por esta medida, de acordo com a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).
O plano de reestruturação prevê ainda o fechamento de 361 unidades do banco, incluindo agências, postos de atendimento e escritórios. Além disso, serão abertas duas modalidades de Plano de Demissão Voluntária (PDV) que tem por meta dispensar 5 mil trabalhadores em todo país.
Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS
Link: https://seebcgms.org.br/banco-do-brasil/bancarios-da-base-do-seebcg-ms-aprovam-paralisacao-no-bb-no-dia-10/