9 de Maio de 2008 às 10:19

Campinas: sindicato denuncia BB ao MPT

O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região entrou com representação contra o Banco do Brasil no Ministério Público do Trabalho, no último dia 24 de abril, onde denuncia o regulamento interno que introduziu a chamada lateralidade.
 
Criada pelo Plano de Reestruturação lançado no primeiro semestre de 2007, a lateralidade acabou com as substituições remuneradas. Hoje funcionários com funções hierárquicas inferiores exercem atividades de superiores, acumulam cargos e até desempenham as funções em mais de uma agência, porém não recebem nenhum tipo de compensação.
 
Na denúncia ao MPT o sindicato solicita que o BB apresente toda a documentação dos funcionários substituídos com base na nova sistemática, a partir de julho de 2007. No momento o MPT analisa os motivos expostos na representação do sindicato e poderá convocar o banco para se explicar.
 
A luta do sindicato contra o “pacote de maldades” do BB, especificamente a lateralidade, começou em janeiro último, quando em ofício ao presidente do banco, Antonio Francisco de Lima Neto, reivindica o fim dessa sistemática.
 
“Mas o banco sequer respondeu. Inclusive na rodada de negociação realizada no dia 21 de fevereiro não mostrou nenhuma disposição em solucionar o problema das substituições não remuneradas. A denúncia apresentada ao MPT é mais uma etapa dessa luta. Não vamos desistir”, ressalta a diretora do sindicato campinense e funcionária do BB, Elisa Ferreira.

Jairo Gimenez, do Seeb Campinas
 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros