1 de Fevereiro de 2023 às 16:53

Decisão do TCU obriga BB a lançar concurso exclusivo para PCDs

Concurso

Por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o Banco do Brasil terá que lançar em breve novo concurso público exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs). O banco tem 90 dias, a contar da notificação, para apresentar um plano para cumprir a decisão tomada pelo tribunal em 25 de janeiro último.

A medida atendeu a pedido apresentado pelo procurador Sérgio Ricardo Costa Caribé, do Ministério Público de Contas, para fazer com que o BB cumpra a lei de cotas.

Para o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, a decisão do TCU é importantíssimo passo à retomada da legalidade no Banco do Brasil. “O BB é um player e importante empregador. É fundamental que sua prática, no que se refere a gestão de pessoas, ambiente de igualdade de oportunidades, sejam uma boa referência ao sistema”, reforça o dirigente.

Kleytton destaca ainda que, “para além de retomar o BB a legalidade, respeitando inclusive o livre acesso à justiça, é hora de revisar a estratégia e colocar no centro das definições a responsabilidade social, inclusão sócio produtiva, geração de renda, respeito e valorização dos funcionários”.

A determinação do TCU é para que o concurso exclusivo para PCDs ocorra sem prejuízo à realização dos concursos gerais. Inclusive, encontram-se abertas inscrições para concurso do BB com oferta de seis mil vagas de escriturários, nas funções de agente comercial e de tecnologia. Os interessados pedem se inscrever até 24 de fevereiro de 2023 por meio do site da Fundação Cesgranrio.

Leia mais: BB aprova concurso público para 2023, reivindicação do movimento sindical

Fonte: Bancários DF


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros