14 de Julho de 2015 às 08:49
Prestando Contas Cassi
A 13ª edição do boletim Prestando Contas Cassi, distribuído pelos dirigentes eleitos da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, a partir desta semana, informa que representantes do corpo social na Cassi propõem modelos mais eficazes na relação com prestadores de serviços de saúde.
Estudos recentes realizados no setor de saúde têm evidenciado que a crise de sustentabilidade do sistema e os custos crescentes nas despesas com internações, exames e consultas mostram que é necessário avançar em modelos de remuneração mais eficientes na relação entre planos de saúde e prestadores de serviços médico-hospitalares, bem como no uso mais racional de materiais e medicamentos.
Segundo matéria especial da revista Exame de maio deste ano, um dos fatores que mais pressionam os custos do sistema de saúde são internações (50%), exames (22%) e consultas (18%). Dentro da rubrica "internações", os piores vilões são os custos dos materiais (33%) e medicamentos (20%). Só depois destes itens é que vêm as diárias (17%) e as taxas (13%). Estas últimas, normalmente, estão estabelecidas nos contratos entre os planos de saúde e os hospitais credenciados.
A ideia dos representantes sociais é estabelecer parcerias e contratos com a rede credenciada saindo da lógica do fee for service, modelo de remuneração hospitalar que predomina no mercado brasileiro, para o conhecido como "procedimentos gerenciados". Padrões internacionais de eficiência e remuneração hospitalar onde ganham todos os envolvidos: o hospital, o plano de saúde e o usuário. Esse modelo está em sintonia com as outras iniciativas propostas para o Aperfeiçoamento dos Mecanismos de Regulação, a Gestão Integrada de Informações de Estudos Estatísticos e Atuariais, que irão assessorar o Sistema Integrado de Saúde com acesso qualificado através das CliniCassi e da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Divulgação do boletim
O boletim Prestando Contas Cassi está disponível em PDF na seção Publicações do site www.contrafcut.org.br. para que os sindicatos possam imprimir e distribuir nas suas bases. Os eleitos da Cassi solicitam às entidades sindicais representativas do funcionalismo do BB que divulguem o boletim em seus portais na internet e em suas bases de representação.
Fonte: Contraf-CUT
Link: https://seebcgms.org.br/banco-do-brasil/novo-modelo-de-gestao-e-manchete-da-13a-edicao-do-prestando-contas-cassi-1/