23 de Novembro de 2007 às 11:14
A partir de 2008, os planos de saúde no Brasil deverão cobrir também a assistência ao planejamento familiar – como laqueaduras, vasectomia e DIU (Dispositivo Intra-Uterino) – com custos que serão repassados aos clientes, segundo afirmações das empresas à Folha Online. O acordo entre seguradoras e a Agência Nacional de Saúde foi fechado nesta semana, sendo que a resolução que atualiza o “rol de procedimentos” a serem atendidos será publicada
A resolução da ANS incluirá também tratamentos não-médicos, como fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional nos planos de saúde. As medidas de planejamento familiar valerão apenas para os “planos novos” – com contratos firmados a partir de janeiro de 1999, após a regulamentação do setor – atendendo a 70% dos beneficiados. Os planos ambulatoriais não cobrem a vasectomia e a laqueadura. No caso do DIU, são os hospitalares que não estão incluídos.
A expectativa das operadoras é de que os novos procedimentos terão um impacto de 10% nos custos dos planos. A agência afirmou que pode considerar os custos no reajuste a ser autorizado em 2009 pela agência. No entanto, a ANS não espera um “impacto significativo” com a ação.
Secretaria de Imprensa e Comunicação, com Folha Online
Link: https://seebcgms.org.br/banco-do-brasil/planos-de-saude-vao-cobrir-de-fonoaudiologia-a-vasectomia/