24 de Novembro de 2016 às 18:03
Reestruturação
Na tarde desta quinta-feira, dia 24, os diretores do Sindicato dos Bancários estiveram em reunião com a Superintendência Regional e a Gestão de Pessoas do Banco do Brasil. O encontro foi para discutir o anúncio de reestruturação do banco, com fechamento de centenas de agências, cortes de milhares de cargos e o Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada.
O dirigentes sindicais solicitaram um diagnóstico dos cargos afetados aqui no Estado e também o remanejamento dos trabalhadores das agências que serão extintas. Em Mato Grosso do Sul, duas agências serão fechadas em Campo Grande (Cachoeira e Parque das Nações) e uma em Corumbá. Outras quatro serão transformadas em postos de atendimento: Campo Grande (UFMS), Rio Negro, Dourados e Ponta Porã.
“O banco tomou uma medida de forma unilateral, sem discutir e debater o assunto com as entidades sindicais que representam os trabalhadores. Agora vamos tentar acompanhar todo o processo, para poder orientar da melhor forma os bancários”, informou o presidente do sindicato, Edvaldo Barros.
A Superintendência se comprometeu em fazer esse levantamento e repassar as informações ao sindicato. Quanto ao programa de aposentadoria, até agora, pelo menos 5 mil bancários já fizeram a adesão. O BB pretende atingir até 18 mil funcionários por meio de um plano de aposentadoria incentivada, o PEAI.
“Se os bancários já estavam sofrendo com a sobrecarga de trabalho, agora a situação tende a piorar com a falta de 18 mil bancários que poderão se aposentar. Isso representa a precarização de trabalho e exploração dos que vão continuar trabalhando. Sem falar que a população também será diretamente atingida, com o fechamento de agências e poucos bancários para realizar os atendimentos”, ressaltou o secretário jurídico do sindicato e funcionário do BB, Orlando Almeida Filho. Também participaram da reunião os diretores do sindicato e funcionários do BB, Luciana Rodrigues e Rubens Alencar.
Plenária
No próximo dia 28, a partir das 18 horas, haverá uma plenária para discutir o assunto com os bancários. Na oportunidade, os trabalhadores poderão tirar dúvidas com o departamento jurídico que estará presente. Quem quiser, também pode já mandar os questionamentos para o e-mail: juridico@sindicario.com.br.
Por: Tatiana Martins/Assessoria de Imprensa do SEEB-CG
Link: https://seebcgms.org.br/banco-do-brasil/sindicato-dos-bancarios-se-reune-com-bb-para-discutir-reestruturacao/