25 de Abril de 2008 às 11:38

Sindicato do ES denuncia HSBC a DRT e Procon

O Sindicato dos Bancários/ES denunciou o HSBC à Delegacia Regional do Trabalho por condições de trabalho inadequadas e pediu fiscalização nas agências, especialmente na unidade localizada no centro de Vitória. A entidade também recorreu ao Procon da capital denunciando excesso de tempo de espera na fila daquela agência. Os ofícios à DRT e ao Procon foram feitos com base em denúncia enviada por uma cliente do banco, que ficou 3 horas e 39 minutos esperando atendimento na agência Centro no último dia 7.
 
A cliente relatou que havia apenas dois caixas atendendo ao público às 13h17 horas, horário em que retirou a senha de atendimento. Até ser atendida, às 15h56, os funcionários não haviam parado para ir ao banheiro ou para cumprir intervalos intra-jornada, obrigatórios para quem exerce atividade repetitiva. Ela também observou que os bancários não saíam de seus postos nem mesmo para beber água - que era servida no caixa pela copeira. Após ser atendida, faltando quatro minutos para o encerramento do expediente de atendimento bancário, a cliente reparou que a agência já estava para ser fechada, porém continuava lotada, o que significa que houve necessidade de estender a jornada dos bancários.
 
O pedido de fiscalização à DRT foi feito sob alegação de descumprimento das normas de higiene e saúde do trabalho. A entidade protocolou, ainda, pedido de audiência no Procon, uma vez que o banco viola dos direitos dos clientes ao atendimento ágil e de qualidade. O Sindicato aguarda as respostas dos dois órgãos.
 
Seeb/ES
 

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