6 de Janeiro de 2025 às 15:07

Bancários do Centro-Norte protestam e Itaú aceita negociar com a Federação nesta terça (7)

Mobilização

Em resposta a ofício enviado na sexta-feira, 3 de janeiro, pela Federação dos Empregados em Empresas de Crédito do Centro-Norte solicitando reunião para tratar da proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o Itaú respondeu oficialmente aceitando a negociação e marcou o encontro para esta terça-feira, dia 7, às 18h (horário de Brasília).

A resposta do banco ocorreu depois que a Fetec-CUT/CN orientou os sindicatos filiados a realizarem, nesta segunda-feira, 6 de janeiro, atos de protesto e manifestações contra a precarização, as demissões e fechamentos de agências, e também para exigir mudanças nas cláusulas do ACT do Itaú que tratam do banco de horas e do ponto eletrônico. Todas as bases sindicais da Federação realizaram manifestações.

Na avaliação dos dirigentes do Coletivo do Itaú da Fetec, apesar de alguns avanços contidos na proposta do Itaú, como o aumento na ajuda de custo do teletrabalho, a inclusão da 12ª parcela anual e do Ensino a Distância (EaD) no auxílio-educação, o fato de esses itens estarem atrelados ao banco de horas e ao ponto eletrônico, e que podem ser prejudiciais aos bancários e bancárias, torna o ACT inviável para a assinatura do acordo.

“As propostas referentes às horas extras, que não deixam clara a impossibilidade de compensação aos sábados, domingos e feriados, e à validação do ponto eletrônico pelos sindicatos, são os principais entraves para a assinatura do acordo”, critica Rodrigo Britto, presidente da Federação Centro-Norte.

Plenária

A Fetec-CUT/CN também convocou os representantes dos funcionários do Itaú nos sindicatos filiados a participarem nesta quarta-feira, 8 de janeiro, às 19h (horário de Brasília), de uma plenária regional, de forma virtual, para discutir o resultado da negociação com o banco que acontecerá nesta terça (7).

Por: Fetec-CUT/CN


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros