30 de Julho de 2008 às 10:58

Insegurança, plano odontológico e metas na pauta do Itaú

Bancários do Itaú preocupados com metas, saúde e falta de segurança

A reunião dos representantes dos funcionários do Itaú na 10ª Conferência Nacional dos Bancários, na segunda, 28, pontuou que dentre os problemas mais graves enfrentados pelos funcionários estão as conseqüências das metas abusivas, o plano de saúde e a insegurança nas agências e de postos de atendimento.
 
Nos próximos dias, será feita uma reunião com dirigentes sindicais para definir como estas questões serão tratadas na campanha nacional.
 
A insegurança foi citada por quase todas as dez federações presentes, principalmente pela falta de câmeras de vigilância nas agências e postos de atendimento. Os relatos reforçam a multa imposta pela Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP), coordenada pela Polícia Federal, que, multou o banco em R$ 460 mil, a maior condenação entre todos os bancos, justamente pela falta de segurança.
 
A Cultura de Performance imposta pelo banco também foi criticada, classificada como instrumento usado para legitimar sua forma de organização do trabalho e que interfere negativamente e de forma direta na qualidade de vida dos bancários.
 
Outro problema comum pontuado foi a falta de funcionários. Foram citados casos de agências que chegam a funcionar com apenas um trabalhador. O plano odontológico também foi alvo de reclamações de quase todas as federações presentes.
 
Previdência complementar - A parte da tarde do encontro foi inteira para previdência complementar no Itaú, especialmente para Plano de Aposentadoria Complementar (PAC). Após uma ampla exposição feita por representantes do banco, os trabalhadores fizeram questionamentos e deixaram claro a necessidade da instituição de benefício mínimo, benefício de pensão e alternativas para os mais de 10 mil funcionários que entraram no banco a partir de agosto de 2002 e que estão sem fundo de pensão fechado.
 

André Rossi, do Seeb/SP
 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros