25 de Abril de 2011 às 10:00

Itaú Unibanco reestrutura área de cartões devido acirramento da concorrência

Valor Econômico
Denise Carvalho e Adriana Cotias| De São Paulo


Atento ao acirramento da concorrência do setor de cartões, com a estreia da bandeira Elo, o Itaú Unibanco iniciou uma reestruturação na Itaucard, divisão que comanda a área de cartões. Para isso, contratou a consultoria Galeazzi & Associados para comandar o processo, segundo apurou a reportagem do Valor.


A primeira grande transformação ocorreu na semana passada, com a demissão de pelo menos três diretores da Itaucard e remanejamento de executivos para outras áreas.


Deixou a empresa o diretor-executivo Ivo Luiz Vieitas, presidente da Hipercard, cartão private label que nasceu na rede de supermercados Bompreço, do Nordeste, e virou uma bandeira amplamente explorada pelo Itaú para acessar a população de menor renda. Vieitas comandava a operação como principal executivo desde 2004, quando o Unibanco adquiriu a Hipercard da rede de varejo, enquanto a americana Walmart comprou a rede varejista.

A marca Hipercard reúne as atividades de emissor, por meio do Banco Hipercard, bandeira e credenciamento de lojistas - essa última atividade recentemente passou a ser desempenhada pela Redecard, também do grupo Itaú Unibanco. A Hipercard está debaixo da Itaucard, comandada por Márcio Schettini, executivo oriundo do Unibanco e hoje um dos vice-presidentes do conglomerado.


Segundo apurou o Valor, também teria deixado a empresa o executivo Carlos Henrique Zanvettor, responsável pela área de cartões de não correntista. Por conta das diversas parcerias com o varejo - Pão de Açúcar, Lojas Marisa, Lojas Americanas, Ponto Frio e Magazine Luiza -trata-se de uma base relevante.


Para se ter uma ideia da importância da área de cartões no Itaú Unibanco, na carteira de crédito pessoa física, o segmento tinha ao fim do ano passado a segunda maior participação no bolo de ativos, com R$ 34,9 bilhões. Nas receitas de prestação de serviços, os cartões lideraram a arrecadação em 2010, com R$ 6,6 bilhões.


Até o fechamento desta reportagem, a assessoria de imprensa do Itaú Unibanco confirmou apenas a saída de Ivo Vieitas. Procurados, os executivos da Galeazzi & Associados não comentaram o tema.


De acordo com executivos que conhecem a operação da Itaucard, um dos objetivos do Itaú Unibanco é fazer a divisão de cartões ser mais eficiente e acelerar o ritmo de crescimento da Hipercard. Em tese, é a bandeira que teria condições de rivalizar com o Elo, bandeira recém-criada e que tem emissão conjunta de Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.


Só que um acordo de exclusividade com o Walmart impede que o Hipercard seja aceito em estabelecimentos concorrentes. Esse é um dos obstáculos para que o Hipercard, já capturado pela Redecard, seja um cartão de abrangência ampla em território nacional. Para isso mudar, o acordo teria que ser revisto.


Hoje, a Hipercard detém cerca de 7% de participação do mercado. A bandeira é forte sobretudo no Nordeste, onde concentra aproximadamente 20% do mercado.


As mudanças na área de cartões no Itaú não se restringem à Itaucard. Na Redecard, agora sob o comando de Claudio Takashi Yamaguti, também há alterações. Dentro de um plano de reestruturação para dar mais "foco ao cliente", deixaram a empresa os diretores Claudio Oliveira, que comandava a área de grandes contas; Ramon Gomez, responsável pelo varejo, e, Alessandro Raposo, de marketing e produtos. Yamaguti foi nomeado em fevereiro, mas seu antecessor, Roberto Medeiros, permaneceu no cargo até o fim do mês passado para a transição.

Fonte: Valor Econômico

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros