15 de Março de 2023 às 11:20

Sindicato dos Bancários realiza protesto contra assédio moral e demissões no Itaú

Desrespeito

Nesta quarta-feira, dia 15 de março, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região participa do Dia Nacional de Luta contra o assédio moral e as demissões que vêm ocorrendo, desde o ano passado, no banco Itaú. Na capital, o protesto aconteceu em frente à agência na Avenida Zahran. 

“O número de demissões nas agências tem sido muito grande e os funcionários estão apavorados. Em algumas unidades, quem não é demitido, acaba pedindo demissão por conta da pressão excessiva e do assédio moral. Esse ato é para chamar a atenção do banco, para que pare com as demissões e o assédio moral”, destaca a presidenta do sindicato, Neide Rodrigues. 

O sindicato tem recebido denúncias de bancários quanto às demissões e também casos de assédio moral e está tomando as providências cabíveis. Em menos de um ano, sete funcionários foram demitidos em apenas uma agência. Em todo Brasil, as demissões também são alarmantes.

 

“Os funcionários estão enfrentando assédio, perseguição, metas cada vez maiores, demissões, muitos estão adoecendo inclusive. Todo mundo precisa trabalhar, mas tem que ser em um ambiente saudável e seguro”, explica a diretora Patrícia Soares, que é bancária do Itaú.

O banco ainda tem adotado o fechamento de dezenas de agências bancárias em várias regiões do país, causando muitas preocupações aos bancários e inúmeros transtornos aos seus clientes. 

“Essa situação é ruim também para os clientes porque cada vez que ele chega na agência a sua conta está com um funcionário diferente, isso gera insatisfação, insegurança. Além disso, faltam bancários nas agências”, afirma Neide Rodrigues.

A política de assédio moral e demissões no Itaú tem sido injustificada, pois seus trabalhadores têm se dedicado para o cumprimento de metas, muitas delas abusivas, que garantem lucros ao banco. Em 2022, o lucro da instituição ultrapassou R$ 30 bilhões, crescimento de 14,5% em doze meses, o maior lucro dentre os bancos brasileiros.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros