13 de Janeiro de 2025 às 12:02
Itaú
Na segunda rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) entre a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) e o Banco Itaú, realizada nesta segunda-feira (13), as partes não conseguiram chegar a um consenso. O principal impasse continua sendo a validação do ponto eletrônico, insistentemente defendida pelo banco, mas rejeitada pelos sindicatos da base.
Representando os bancários de Campo Grande e região, a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, participou ativamente da reunião online.
“O Itaú insiste que os sindicatos validem os pontos dos empregados, no que não concordamos. Vamos seguir mobilizados para pressionar o Itaú a apresentar uma proposta mais justa e que atenda às demandas dos trabalhadores. Esperamos que novas rodadas de negociação sejam agendadas nos próximos dias”, disse Neide Rodrigues.
Na rodada de negociação anterior, no dia 7, houve um avanço significativo: o banco concordou em respeitar o descanso remunerado dos bancários aos sábados, domingos e feriados, o que representa uma vitória para a categoria. No entanto, a questão do ponto eletrônico continua sendo um obstáculo para a assinatura do ACT.
Até o momento, 13 das 14 bases sindicais da Federação manifestaram sua insatisfação com a proposta do banco e se recusaram a assinar o acordo.
Link: https://seebcgms.org.br/banco-itau/sindicatos-da-base-da-fetec-centro-norte-nao-avancam-em-negociacoes-do-act-do-itau/