30 de Setembro de 2022 às 14:14
Live
O Banco Mercantil do Brasil realizou, na quarta-feira (28), uma live para tratar da retirada do patrocínio do Banco Mercantil do Brasil à Caixa de Assistência Vicente Araújo (Cava). Ao que tudo indica, os funcionários perderão direito a benefícios históricos, como auxílio funeral e pecúlio, auxílio educação e auxílio maternidade, além da própria caixa de assistência.
O principal ponto ressaltado foi a garantia da reserva matemática de pagamento das complementações de aposentadoria para os associados assistidos. “Mesmo com diversas perguntas sobre o tema, foram omissos em relação à situação dos funcionários da ativa, que mensalmente contribuem com o plano, através de descontos na folha de pagamento”, observou o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Mercantil do Brasil, Marco Aurélio Alves. “Queríamos saber sobre eventual reembolso das mensalidades e a destinação do patrimônio financeiro da Cava, que há anos foi construído e acumulado com a suada contribuição dos trabalhadores. Um absurdo que o Mercantil não seja solidário com os associados”, completou.
Para o funcionário do BMB e diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, Vanderci Antônio, “foram duas as horas de muita enrolação e com um linguajar técnico que mais confundiu do que esclareceu. Não falaram nada sobre a situação dos contribuintes não assistidos”, criticou.
O movimento sindical bancário de todo o país está mobilizado para lutar contra o fim do patrocínio, os prejuízos e corte de direitos de funcionários ativos e aposentados.
Fonte: Contraf-CUT, com informações do Seeb/BH
Link: https://seebcgms.org.br/banco-mercantil-do-brasil/live-sobre-retirada-de-patrocinio-da-cava-nao-esclarece-funcionarios-do-mercantil/