7 de Dezembro de 2020 às 08:59

Santander convoca bancários doentes para exame de retorno

Santander

Devido à pandemia do coronavírus, o INSS está apresentando uma série de problemas que tem gerado muitos transtornos para os trabalhadores: atrasos nos agendamentos e realizações de perícias; análise de documentos; e para a emissão do resultado da perícia. 

Alheio a esta realidade, o Santander está convocando trabalhadores afastados pelo INSS ou que estão aguardando perícia do órgão para exame de retorno. Os trabalhadores são convocados a passar no exame de retorno quando o atestado médico vence, antes da perícia do INSS. Caso o funcionário seja considerado apto para o retorno ao trabalho pelo médico do banco, poderá aguardar a perícia do Instituto trabalhando, conforme o decreto 8691/2016. Por isso é fundamental que o empregado mantenha os atestados médicos sempre atualizados. 

Quando há a cessação ou indeferimento do benefício do INSS, o banco convoca para o exame de retorno. Porém, o Santander não aceita atestados com datas anteriores ou com a mesma data do exame de retorno, apenas os com vigência após a data do exame de retorno no banco. Neste tipo de situação, o trabalhador tem de passar pelo exame de retorno quando há a cessação do benefício do INSS.

Para que o banco aceite um novo atestado médico, este terá de constar uma data a partir do dia seguinte do exame de retorno do banco.

A atitude do Santander é desrespeitosa com os trabalhadores. O banco insiste em ignorar a existências de sérios problemas no INSS devido à pandemia, a exemplo da demora de meses para realizar uma perícia. Situação que foge do controle do bancário, que adoeceu, muitas vezes por causa da carga de trabalho exaustiva.

Fonte: SEEB/Sâo Paulo

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros