20 de Outubro de 2011 às 09:10
Compartilhe
A agência de classificação de risco Moody's anunciou nesta quarta-feira (19) que reduziu a nota de crédito de cinco bancos espanhóis, um dia após rebaixar a nota dos títulos do governo do país.
Foram reduzidos, em um "degrau", os ratings dos bancos Banco Santander, BBVA, CaixaBank , La Caixa e Confederación Española de Cajas de Ahorros (CECA). Todo também receberam perspectiva negativa, o que significa que a classificação pode sofrer novo rebaixamento.
De acordo com a agência, a decisão desta quarta foi motivada pelo rebaixamento da nota da Espanha, de A1 para Aa2.
No início do mês, a Fitch também já havia rebaixado a nota da dívida da Espanha, de "AA+" para "AA-", uma baixa de dois "degraus" na classificação de risco. O rebaixamento, segundo a agência, vem relacionado à piora da crise europeia e aos crescentes riscos surgidos do fraco desempenho fiscal de algumas regiões do país, bem como à redução das perspectivas de crescimento da economia espanhola no médio prazo.
A partir da nota de risco recebida por determinado país, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido por causa da instabilidade do país em questão.
Os ratings de crédito são utilizados por investidores como indicação da probabilidade de receberem seu capital aplicado de volta, segundo os termos acordados na ocasião da realização do investimento.
Fonte: G1, em São Paulo