16 de Novembro de 2007 às 11:32

Campanha: Santander aceita novas reivindicações

Em negociação na última quarta-feira (14 de novembro) com a Comissão de Organização dos Empregados e a Contraf/CUT, a direção do Santander aceitou a reivindicação dos bancários e irá oferecer 70 bolsas de Auxílio-Educação, no valor de 50% da mensalidade em instituições de Ensino Superior para graduação (no limite de R$ 250) para cursos afins, como Economia, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Marketing. Segundo a confederação, foi a primeira vez que o Santander aceitou a cláusula, que ainda necessita de melhoras como o aumento das bolsas e dos valores.

 

O Santander também aceitou ampliar o horário para amamentação. Por 270 dias a partir do nascimento do filho, as mães terão direito a reduzir a jornada de trabalho em uma hora diária – podendo ser fracionada em dois períodos de 30 minutos. A conquista foi obtida na Espanha, e agora é reproduzida no País – onde a lei garante 180 horas.

 

Questões como garantia de emprego diante da compra do ABN/Real, isenção de tarifas para funcionários e aposentados, fim de metas para caixas, convênios médicos e odontológicos, contratação de pessoal e grupos de trabalho para elaborar o Plano de Cargos e Salários são itens que serão remetidos para as reuniões bimestrais do Comitê de Relações trabalhistas do banco.

 

Já o adiantamento de viagens e visitas a clientes e reajuste do quilômetro rodado, o Santander informou ter emitido instrução interna em 9 de outubro para que as despesas não sejam custeadas pelos empregados; e que está levantando preços de itens como pneus, combustível e seguro para verificar as necessidades de reajuste. O banco também levará à CRT a implantação de ponto eletrônico nas agências e postos de atendimento – com a instalação do equipamento nos locais de trabalho até a metade de 208.

 

O Santander também anunciou a redução no número de estagiários – hoje em três mil. Porém, confirmou que aceitou a reivindicação para reajuste do vale-refeição desses empregados, que será corrigido neste mês em 6% (retroativo a 1º de setembro). A empresa irá analisar a demanda de extensão do vale transporte.

 

Demandas dos aposentados, como o Plano V do Banesprev e reajustes, deverão ser encaminhados ao Comitê Gestor e órgãos de direção do fundo. Já a respeito dos demitidos, a partir de 7 de dezembro o Santander disse que efetuará o crédito de diferenças salariais da primeira parcela da PLR e adicional e das rendas variáveis (Sim/Somar, Super Ranking) para quem foi desligado após 2 de agosto deste ano.

 

Secretaria de Imprensa e Comunicação, com Contraf/CUT

 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros