4 de Agosto de 2008 às 11:10
Compartilhe
Sindicatos querem discutir venda do Real com Fábio Barbosa
Entidades sindicais que representam os bancários brasileiros encaminharam ao novo presidente do Banco Santander, Fábio Barbosa, documento no qual solicitam a realização de uma reunião para tratar da fusão da instituição bancária espanhola com o Banco Real, no Brasil. A medida foi tomada após o Conselho de Administração do Santander aprovar a proposta da Diretoria Executiva para incorporar o banco brasileiro.
A intenção é discutir com Barbosa a situação dos funcionários dos dois bancos. A carta foi enviada na quarta-feira (30 de julho). O objetivo principal é exigir transparência no processo de fusão, com respeito aos direitos dos bancários e a garantia de empregos.
Confira abaixo a íntegra da carta:
São Paulo, 30 de julho de 2008
Ao
Presidente do Banco Santander Brasil
Sr. Fábio Barbosa
Desde o anúncio de que V. Sa. assumiria a presidência do banco Santander do Brasil, vimos reivindicando o agendamento de uma reunião para tratar dos interesses de mais de cinqüenta mil trabalhadores dos bancos envolvidos.
A negativa da reunião tinha como argumento a ausência do aval do BC Holandês para a venda do Real para o Santander, bem como a emissão, pelo mesmo banco, de DNO (Declaração de Não-Objeção), que lhe impedia de assumir de fato a presidência.
Considerando que todos esses entraves já foram superados e que o Sr. assumiu a presidência do banco na última sexta-feira, dia 25 de julho e, que há um compromisso com o Sindicato dos Bancários de São Paulo e Contraf, de receber a representação dos trabalhadores, tão logo isto ocorresse, vimos reivindicar o agendamento de uma reunião em caráter de urgência para debatermos o processo de incorporação e o impacto para os trabalhadores das entidades envolvidas no que concerne:
Emprego
Preservação de direitos
Manutenção das entidades internas como Fundos de Pensão e Planos de Saúde respeitando estatutos e planos vigentes
Manutenção dos acordos assinados entre os bancos e as entidades de representação dos trabalhadores.
Acreditamos num processo negocial que tenha como princípios a boa fé, a transparência e a concessão de informações que impactem os trabalhadores durante o processo de fusão.
No aguardo de uma resposta com indicação de data e local,
Nossas cordiais saudações
CONTRAF/ FETEC – CUT – SP
Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região - CUT
Sindicatos e Federações Cutistas
FEEB – SP – MS
Sindicatos e Federações de outros estados