4 de Agosto de 2008 às 11:10

Em carta, sindicatos pedem reunião com Fábio Barbosa

Sindicatos querem discutir venda do Real com Fábio Barbosa

Entidades sindicais que representam os bancários brasileiros encaminharam ao novo presidente do Banco Santander, Fábio Barbosa, documento no qual solicitam a realização de uma reunião para tratar da fusão da instituição bancária espanhola com o Banco Real, no Brasil. A medida foi tomada após o Conselho de Administração do Santander aprovar a proposta da Diretoria Executiva para incorporar o banco brasileiro.
 
A intenção é discutir com Barbosa a situação dos funcionários dos dois bancos. A carta foi enviada na quarta-feira (30 de julho). O objetivo principal é exigir transparência no processo de fusão, com respeito aos direitos dos bancários e a garantia de empregos.
 
Confira abaixo a íntegra da carta:
 
São Paulo, 30 de julho de 2008
 
Ao
Presidente do Banco Santander Brasil
Sr. Fábio Barbosa
 
Desde o anúncio de que V. Sa. assumiria a presidência do banco Santander do Brasil, vimos reivindicando o agendamento de uma reunião para tratar dos interesses de mais de cinqüenta mil trabalhadores dos bancos envolvidos.
A negativa da reunião tinha como argumento a ausência do aval do BC Holandês para a venda do Real para o Santander, bem como a emissão, pelo mesmo banco, de DNO (Declaração de Não-Objeção), que lhe impedia de assumir de fato a presidência.
Considerando que todos esses entraves já foram superados e que o Sr. assumiu a presidência do banco na última sexta-feira, dia 25 de julho e, que há um compromisso com o Sindicato dos Bancários de São Paulo e Contraf, de receber a representação dos trabalhadores, tão logo isto ocorresse, vimos reivindicar o agendamento de uma reunião em caráter de urgência para debatermos o processo de incorporação e o impacto para os trabalhadores das entidades envolvidas no que concerne:
Emprego
Preservação de direitos
Manutenção das entidades internas como Fundos de Pensão e Planos de Saúde respeitando estatutos e planos vigentes
Manutenção dos acordos assinados entre os bancos e as entidades de representação dos trabalhadores.
Acreditamos num processo negocial que tenha como princípios a boa fé, a transparência e a concessão de informações que impactem os trabalhadores durante o processo de fusão. 
No aguardo de uma resposta com indicação de data e local,
 
Nossas cordiais saudações
 
CONTRAF/ FETEC – CUT – SP
Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região - CUT
Sindicatos e Federações Cutistas
FEEB – SP – MS

Sindicatos e Federações de outros estados

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros