17 de Janeiro de 2009 às 20:16
Compartilhe
Segundo o diário americano The Wall Street Journal, os planos de expansão do banco no país estão em risco com o escândalo Madoff
São Paulo – Cerca de três mil clientes latino-americanos foram afetados pela fraude do fundo de investimento americano Madoff, por conta de negócios que fizeram por meio do banco Santander. A informação é do diário americano The Wall Street Journal, que colocou os investidores do Brasil entre os principais prejudicados.
Segundo o jornal, o caso pode afetar a reputação do Santander na América Latina, onde obtém 30% de seus lucros. A imagem arranhada “prejudicaria os planos de expansão, principalmente no Brasil”, acrescenta o jornal.
O Santander é um dos bancos europeus mais afetados pela gigantesca fraude de Bernard Madoff, de US$ 50 bilhões. O banco, que pode ter um grande prejuízo, admitiu que seus clientes, sobretudo os do fundo Optimal, estão expostos em € 2,3 bilhões.
O jornal informa ainda que a justiça espanhola quer investigar a relação entre Santander e Madoff, que foi preso sob a acusação de ser o responsável por um esquema de pirâmide, pelo qual eram oferecidos investimentos com atraentes rentabilidades, mas que eram abonados com o dinheiro fornecido pelos novos investidores.
Fábio Jammal Makhoul, do Seeb/SP, com agências