19 de Abril de 2017 às 09:36
Santander
O banco Santander passou de todos os limites ao desconfiar do resultado de exame demissional, cujo resultado atestou a incapacidade laboral por doença psicossomática de um funcionário demitido. O caso aconteceu em uma agência localizada em Feira de Santana, Bahia.
O funcionário, cumprindo os trâmites de uma demissão, foi ao médico indicado pelo Santander para realizar o exame demissional. No momento do exame, o médico identificou o problema do rapaz, deu-lhe um atestado de 12 dias de afastamento e o considerou inapto para o trabalho. De posse do resultado do exame e do atestado, o bancário se dirigiu a agência para apresentar a documentação, porém a administração local alegou não ter autorização para receber.
A presidente do Sindicato de Feira de Santana, Sandra Freitas, compareceu a agência apresentando uma correspondência que informava ao banco da impossibilidade da realização da homologação do trabalhador devido o seu estado de saúde e solicitando do banco o encaminhamento do funcionário ao INSS. Também não teve o protocolo da correspondência com a mesma alegação. Porém, foi informada pelo gerente geral que o banco tinha revogado a demissão do funcionário adoecido. O funcionário voltou à agência, no mesmo dia da data agendada para a sua homologação para apresentar um novo atestado, emitido pelo mesmo profissional, renovando o seu afastamento por mais 10 dias, que também não foi recepcionado com a mesma alegação.
No dia 18, o bancário recebeu um email do RH do banco “informando” que o rapaz deveria fazer um novo exame demissional naquele dia. Ao ser informada, a presidente do sindicato, acompanhada do trabalhador, foi até a agência e demonstrou sua total indignação para com o tratamento dispensado pelo banco, a um funcionário que se encontra com problemas psicossomáticos provenientes das pressões e sobrecarga de trabalho impostas pela empresa.
‘’É um absurdo o que os bancos vêm fazendo com os trabalhadores. Provocam o seu adoecimento e depois os descartam, infringindo a Lei e expondo o trabalhador, já atormentado, a situações vexatórias como essas.’’ Desabafa Sandra Freitas.
O sindicato irá formular denuncia ao Ministério Público e a todos os órgão de defesa dos trabalhadores e buscará denunciar em todos os foros, os abusos e o comportamento desrespeitoso do Banco.
Fonte: SEEB/Feira
Link: https://seebcgms.org.br/banco-santander/santander-demite-bancario-adoecido-na-bahia/