22 de Fevereiro de 2017 às 09:36
Santander
Os trabalhadores do Santander de todo o Brasil realizaram, nesta terça-feira (21), o Dia Nacional de Luta em apoio aos trabalhadores do Santander nos Estados Unidos. A atividade faz parte da campanha mundial dos trabalhadores e foi realizada em todos os locais onde o banco espanhol atual. Os trabalhadores entregaram à população o jornal Rede Global Bancária, que explicava a situação vivida pelos companheiros norte-americanos.
Em cada país também foi entregue uma carta à direção local do Santander, expressando o apoio aos trabalhadores do Santander nos Estados Unidos que desejam exercer os direitos de se sindicalizarem e se organizarem coletivamente. Em Campo Grande, os diretores do Sindicato dos Bancários percorreram as agências para conversar com os trabalhadores e entregar um material explicativo da ação. Clique aqui e leia a carta na íntegra.
“Os bancários de todo o mundo têm o direito de se organizarem no seu local de trabalho e buscarem negociação coletiva com a empresa”, afirmou presidenta da UNI Finanças, Rita Berlofa.
O documento solicita que o banco espanhol assegure, por meio do ACORDO DE NEUTRALIDADE que, se a maioria dos empregados se afiliar a um sindicato, o Santander reconhecerá a organização e participará em negociações coletivas.
“Dissemos ao banco Santander que estávamos ali imbuídos de um sentimento muito importante para nossa classe trabalhadora que é a solidariedade. Os empregados do Santander nos Estados Unidos sofrem com a pressão e a opressão da empresa que sequer admite que eles se organizem em sindicatos. Nosso pedido foi que a empresa assine um Acordo de Neutralidade, que garanta aos empregados que a empresa não vai retaliar se eles se organizarem. Não vai se meter nisso. Vai respeitar essa liberdade e vai negociar coletivamente com eles. É o mínimo que a gente pode esperar de uma empresa com responsabilidade social”, explicou Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT.
Em São Paulo, além de Rita Berlofa e Roberto von der Osten, participaram da entrega o secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT e funcionário do banco, Mario Raia, a coordenadora da Comissão de Empresa (COE) do Santander, Maria Rosani, e o presidente da Afubesp, Camilo Fernandes.
"Mais uma vez, os trabalhadores do Santander demonstram unidade internacional e, nesse caso, toda a solidariedade aos trabalhadores do banco nos EUA. Foi uma excelente demonstração de atuação conjunta dentro da UNI Finanças Mundial", disse Mario Raia.
Fonte: Contraf-CUT
Link: https://seebcgms.org.br/banco-santander/trabalhadores-do-santander-realizam-dia-na-manifestacao-em-apoio-aos-bancarios-dos-eua/