28 de Março de 2018 às 09:07
Acordo
Desde que oficialmente o BRB apresentou a intenção de atrelar o nível gerencial ao porte da agência, a diretoria do banco foi informada pelo Sindicato de Brasília que isso constituía um erro grosseiro do ponto de vista de gestão de pessoal e com repercussões jurídicas.
À revelia do PCCR, plano de cargos do banco que prevê um escalonamento de níveis gerenciais e de condições de acesso, o BRB optou por ignorar a boa técnica e rebaixar os gerentes das agências que caíam de padrão, como se eles tivessem de assumir o risco negocial da empresa.
Em função disso, e após buscar resolver a situação com o banco, sem que a empresa atendesse o pleito dos gerentes de Negócios (GNs), o sindicato entrou com ação judicial ainda em maio de 2017 visando solucionar o problema.
Dentro das mudanças prejudiciais aos funcionários, houve também o caso dos gerentes Sênior das agências, que foram reenquadrados como Plenos, passando a auferir, ao lado da comissão do cargo, a rubrica GCE (Gratificação em Caráter Excepcional), para preservar o patamar remuneratório, mas essa gratificação foi suprimida quando da queda de porte da agência.
Acontece que, em decorrência da ação impetrada pelo Sindicato na justiça, o banco se viu na situação de ter que apresentar uma proposta com relação aos gerentes que recebiam a GCE. Por isso o Sindicato e seu corpo jurídico falaram com o banco para tratar do caso.
O diretores do Sindicato informaram ao BRB que, apesar de a proposta contemplar parte do pedido da ação, o saldo devedor para com os funcionários é muito maior, por isso a entidade não transigirá dos outros pedidos constantes do processo, o que inclui o restabelecimento da remuneração e a decretação da ilegalidade dos rebaixamentos.
Para Ronaldo Lustosa, diretor do sindicato, a proposta é oriunda da atuação do Sindicato junto com os gerentes, que tiraram encaminhamentos e decidiram ajuizar a questão, fazendo com que houvesse alguma proposta por parte do banco.
O Sindicato de Brasília fará nesta quinta-feira (29), às 19h, em sua sede, reunião com os GNs para avaliarem a proposta. “Seria interessante o banco atender o pleito dos GNs em sua totalidade e reverter essa decisão, que trouxe perda salarial e prejuízos no encarreiramento”, sugere o secretário-geral do sindicato, Cristiano Severo.
Fonte: SEEB/Brasília
Link: https://seebcgms.org.br/brb/proposta-do-brb-sobre-os-gerentes-sera-discutida/