12 de Julho de 2018 às 12:12
Campanha
Fenae
Nesta terça-feira (10), as entidades que representam o pessoal da Caixa se reuniram para avaliar os resultados da campanha Saúde Caixa: eu defendo e definiram como próxima etapa de mobilização e iniciaram a organização do próximo dia de luta, programado para 25 de julho, quando usuários do Saúde Caixa e das outras autogestões de empresas estatais realizarão uma ampla mobilização nacional.
Fenae, Contraf-CUT, Fenacef, Fenag, Aneac, Social Caixa, Advocef e Anacef avaliaram como bem sucedidas as ações realizadas no dia 20 de junho, quando os usuários vestiram branco como símbolo de união em defesa do Saúde Caixa. Também foi considerado exitoso o seminário nacional promovido em Brasília no último dia 28 em parceria com FUP, Fentect, Findect, AF BNDES, Anabb e UnidasPrev, quando foram debatidos aspectos técnicos, jurídicos e os impactos das resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e Administração de Participações Societárias da União (CGPAR).
Além da realização do dia de luta, também foram deliberadas no seminário outras iniciativas a serem implementadas por todas as entidades presentes, tais como a mobilização para a audiência pública, já aprovada na Câmara dos Deputados, mobilização de parlamentares, realização de atos junto aos órgãos que constituem a CGPAR, ampliação da campanha em defesa das autogestões, entre outras. Confira as deliberações.
“A campanha cresceu, ganhou a adesão dos usuários do Saúde Caixa e das outras categorias. Agora, é hora intensificar ainda mais essa mobilização”, afirma a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
A próxima ação da campanha Saúde Caixa: eu defendo ocorrerá durante os Jogos da Fenae, maior evento esportivo entre bancários e um dos maiores do Brasil. Os jogos ocorrerão em São Paulo, de 15 a 21 de julho, e reunirão 27 delegações estaduais formadas por atletas das Apcefs de todo o país, que participarão em 25 modalidades esportivas. Durante o evento, os atletas gravarão depoimentos e participarão de atos em defesa do programa de assistência à saúde do pessoal da Caixa.
Outra deliberação tirada pelas entidades durante o seminário nacional e que será intensificada nas próximas semanas é o apoio ao Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018), de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que tem o objetivo de sustar a resolução nº 23 da CGPAR, que trata do custeio das empresas estatais em relação aos programas de assistência à saúde aos empregados. Está disponível no site da Câmara dos Deputados a enquete sobre o PDC, na qual é possível manifestar o apoio ao projeto.
Fonte: Fenae
Link: https://seebcgms.org.br/caixa-economica-federal/25-de-julho-dia-de-luta-em-defesa-do-saude-caixa/