13 de Julho de 2020 às 10:25

36º Conecef define pauta de reivindicações para Campanha Nacional dos Bancários 2020

Movimento Sindical

Os 265 delegadas e delegados do 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) definiram, neste sábado (11), as estratégias de luta e a pauta de reivindicações específica para a Campanha Nacional 2020. Com o mote “A distância não nos limita”, ao longo de mais de duas horas de transmissão, o evento contou com a participação de bancárias e bancários de todo o Brasil. 

O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis, enalteceu a importância de todos os delegados entenderem e aprovarem a estratégia de luta definida durante o 36º Conecef. “Estamos num ano em que precisaremos de muita luta e muita resistência. Por isso, a nossa pauta de reivindicações foi preparada visando a manutenção dos nossos direitos e o avanço contra aqueles que querem acabar com o patrimônio nacional”.

O principal fórum de debates e deliberações dos trabalhadores da Caixa debateu a defesa da Vida, da Democracia, das Empresas Públicas, dos Bancos Públicos e da Caixa 100% Pública. O evento discutiu ainda Saúde e Condições de Trabalho dos empregados, Saúde Caixa e Funcef.

Representando os bancários da base do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, estavam os delegados Laerte Romerto Jeronymo, Marileda Ourives de Souza e Jadir Fragas Garcia. 

 

Para o Secretário de Org. e Informática do SEEBCG-MS e bancário da Caixa, Laerte Romero, o congresso provou que a distância não limita a luta dos bancários.

"Este ano foi um ano diferente, provando que a distância realmente não nos limita, nós pudemos participar de uma forma democrática. Foram mais de 280 delegados em todo o Brasil, conseguimos elaborar um relatório onde está a voz de todos os bancários da Caixa e que será levado para a negociação com o banco”, pontuou.

Para a secretária da Cultura e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) nas negociações com o banco, Fabiana Uehara Proscholdt, o Congresso fez jus ao seu lema. “A distância não nos limitou. Inicialmente tivemos alguns problemas técnicos, mas que fazem parte de quem faz ao vivo e num cenário digital novo. Agora, com a pauta de reivindicações que nos direciona, temos que dar ampla divulgação para que todos os empregados a incorporem. Mobilização e unidade são os caminhos para defender a Caixa 100% Pública e consequentemente todos os nossos direitos.”

O debate sobre o Saúde Caixa priorizou o fim do teto de gastos e que seja sustada a resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), que retira direitos dos trabalhadores das empresas estatais federais, como a Caixa. Além de tratar do déficit desse sistema. 

Outro tema tratado durante o 36º Conecef foi a necessidade de defender a Funcef. Os delegados e delegadas aprovaram manifesto em defesa do fundo. Segundo o documento, é preciso que se restabeleça o respeito aos participantes ativos, aposentados e assistidos de todos os planos e benefícios.

Esteve também na pauta do Congresso a questão da vida, uma luta diária para empregados Caixa, que têm feito grande resistência e reivindicado protocolos de segurança e condições de trabalho.

Os bancários e bancárias debateram ainda a defesa das empresas públicas e da aprovação do PL 2715/2020, que tramita na Câmara dos Deputados e propõe a paralisação das privatizações até um ano após o fim do estado de calamidade pública.

A pauta de reivindicações foi aprovada em cima de três eixos:

Defesa da Vida

  • Democracia;

  • Empresas Públicas;

  • Bancos Públicos; Defesa da Caixa 100% Pública;

Saúde

  • Saúde e Condições de Trabalho; 

  • Saúde Caixa;

  • Funcef;

Direitos

  • CCT e ACT;

  • Contratações.

Por: Contraf-CUT e Fenae

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros