12 de Novembro de 2008 às 10:59

Acordo sobre compensação da greve na Caixa está próximo

Sindicato de SP aguarda compromisso da empresa para assinar acordo coletivo específico

São Paulo - O presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino, reuniu-se na semana passada com a direção da Caixa Econômica Federal para reivindicar da empresa que não descontasse os dias da greve – 23 a 26 de outubro – e que o período entrasse na regra de compensação estabelecida entre a entidade e a federação dos bancos (Fenaban).
 
Segundo o dirigente sindical, a presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, está interferindo para que o problema seja superado o quanto antes. “Nossa expectativa é que entre hoje (terça) e quarta-feira tenhamos um entendimento sobre a compensação”, afirma Marcolino.
 
O presidente do Sindicato reforça que os bancários de São Paulo, Osasco e região não assinaram o acordo específico com a direção da Caixa justamente por não concordar com o desconto dos dias 23 a 26 de outubro. “Só assinaremos o aditivo quando tivermos a inclusão desses dias no acordo de compensação assinado com a Fenaban”, acrescenta Marcolino.
 
A polêmica – O Sindicato da capital paulista e região encaminhou a proposta para encerrar a greve no dia 22 de outubro. Os bancários da Nossa Caixa, de bancos privados e do Banco do Brasil aceitaram e encerraram a paralisação. Os da Caixa Federal permaneceram mais dois dias parados e só encerraram o movimento no dia 24.
 
Na assinatura do acordo, a Caixa Federal decidiu descontar os dias da greve de 23 a 26 de outubro, sem incluí-los no acordo de compensação. O Sindicato paulistano não assinou o aditivo, passou a negociar com a Caixa e aguarda desfecho entre está terça e quarta-feira, dia 12.
 

Jair Silva, do Seeb/SP
 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros