8 de Abril de 2021 às 08:24

Audiência pública na Câmara dos Deputados debate contratação de concursados da Caixa

Contratação

A mobilização dos empregados da Caixa por mais contratações ganhou reforço na Câmara dos Deputados. Por iniciativa do deputado Jorge Solla (PT-BA), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle vão debater, em audiência pública nesta segunda-feira (12), às 10h, a situação dos aprovados no concurso público realizado pelo banco em 2014.

Foram convidados para participar do debate o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto; o presidente da Caixa, Pedro Guimarães; um representante do Tribunal de Contas da União; a presidenta da Comissão Independente dos Aprovados da CEF 2014, Isabela Freitas; e o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e membro do Comando Nacional dos Bancários, Augusto Vasconcelos.

Na justificativa do pedido de audiência, o deputado baiano destaca que a recomposição do quadro de empregados do banco público não é somente uma reivindicação histórica das entidades representativas dos trabalhadores, mas deve interessar ao conjunto da sociedade brasileira.

“A Caixa está presente em 97% dos 5.570 municípios para que as ações sociais cheguem a quem mais precisa. É o principal operador e financiador de políticas públicas sociais, além de gerador de emprego, renda e desenvolvimento. É também a maior parceira dos estados e municípios no financiamento de grandes obras de saneamento e infraestrutura, áreas essenciais para a garantia de melhor qualidade de vida à população”, reforça o parlamentar.

A contratação de mais empregados para Caixa continuará em pauta na Câmara. Nesta terça (6), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou requerimento da deputada Erika Kokay (PT-DF), para realização de audiência pública para discutir a recomposição do quadro de pessoal e o fortalecimento da instituição como banco genuinamente público.

A deputada lembra que nos últimos cinco anos a Caixa Econômica realizou vários PDVs (planos de demissão voluntária), resultando em uma redução de mais de 20 mil empregados sem a devida reposição. “Entidades representativas dos (as) bancários (as) têm empenhados esforços para garantir o fortalecimento do banco público como também para que haja a contratação de novos funcionários visando assegurar a qualidade de atendimento à população e melhorar as condições de trabalho dos empregados, fundamentais para a consecução dos objetivos da instituição”, destaca a parlamentar.

Outros dois pedidos de audiência da parlamentar com temas relativos ao banco também foram aprovados:  violação dos direitos dos trabalhadores terceirizados da empresa e atuação da Caixa na pandemia.

Fonte: Fenae

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros