17 de Janeiro de 2009 às 20:27

Caixa: bancários conquistam vitória contra desconto na greve

Na segunda-feira, 12 de janeiro, data do aniversário de 148 anos da Caixa, os parabéns foram para os empregados. Entre outras razões, pelo fato de terem conquistado em Brasília mais uma vitória contra a truculência da empresa, que insiste em punir os trabalhadores e trabalhadoras que participaram da greve da última campanha salarial.A juíza da 14ª Vara do Trabalho de Brasília, Cilene Ferreira Amaro Santos, concedeu na sexta-feira, dia 9, liminar contra a pretensão da empresa de promover desconto dos dias de greve, em ação movida pelo Sindicato dos Bancários de Brasília (Seeb/Brasília).
 
Em sua decisão, a juíza determina que a Caixa “se abstenha de descontar as horas eventualmente não-compensadas na folha de salário de janeiro de 2009, relativas aos dias não-trabalhados no período de 30/09/2008 a 22/10/2008, até julgamento do mérito, ficando advertida que o descumprimento desta determinação implicará na aplicação de multa de R$ 500,00 por empregado prejudicado”. Se quiser levar adiante sua cruzada contra o legítimo direito de greve dos trabalhadores, a Caixa terá que recorrer da liminar, mas o desconto na folha de janeiro já está inviabilizado.
 
Além da batalha judicial, o Sindicato dos bancários de Brasília (Seeb Brasília) assegura que a ameaça de desconto de dias de greve será combatida também com mobilização. “Por nós, a campanha salarial 2008 teria se encerrado, definitivamente, na assinatura do aditivo do acordo coletivo, em dezembro de 2008, mas a Caixa vem insistindo em punir quem participou da greve. Então vamos enfrentar do nosso jeito a continuidade desse embate que a direção da empresa tanto quer”, ressalta Alexandre Severo, secretário de Saúde do Sindicato.
 
Para o Sindicato, é hora de a direção da Caixa desistir dessa Vitória dos empregados. O Sindicato obtém liminar que impede a empresa de descontar na folha de pagamento de janeiro eventual saldo de horas não-compensadas idéia fixa de punir grevistas e passar a se dedicar mais em contribuir para a superação dos desafios impostos ao Brasil pela crise global. Já são muitos os problemas a serem enfrentados pelos trabalhadores e a empresa deveria poupar seus empregados de mais esse contratempo.
 
O recomendável é que os gestores estivessem recebendo orientações para apostarem no aperfeiçoamento das relações de trabalho e não na desmotivação profissional. A sociedade espera muito da Caixa nesse momento. É inadmissível que seus dirigentes se guiem pelo instinto predatório, com ataques sistemáticos ao quadro de pessoal. contra desconto dos dias de greve pela CaixaDiretores do Sindicato e assessoria jurídica fazem entrega do pedido de liminar.
 
Seeb/Brasília
 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros