7 de Novembro de 2008 às 18:33

Caixa rompe acordo e empregados protestam nesta sábado 8


Neste sábado, 08, o Sindicato dos bancários de Pernambuco monta guarda em frente ao prédio da Caixa Cais do Apolo no Bairro do Recife. O piquete visa barrar o trabalho nos finais de semana para compensar dias parados durante a greve de 22 dias, encerrada no último 24 de outubro. A direção da entidade encaminhou ofício à DRT -delegacia regional do trabalho, solicitando a presença de fiscais.

A ação se extende ao prédio do Banco do Brasil, na Av. Rio Branco, e a quantas agências abram em afronta às leis trabalhistas (veja aqui). A atividade foi definida em assembléia na última quinta-feira, na sede da entidade. Em protesto, desta vez restrito à Caixa, os bancários também vão retardar, em princípio por uma hora, a abertura de agências do banco toda terça, quarta e quinta-feiras a partir da próxima semana.

As manifestações na Caixa se devem a Circular Interna de nº 107/08, que trata da compensação dos dias parados durante a greve. O documento desconsidera acordo assinado, que previa o não desconto dos dias de greve que não for possível compensar até 16 de dezembro; fere a legislação ao desrespeitar a jornada de trabalho bancário, que é de 30 horas semanais - seis horas de segunda a sexta-feiras; e ignora outros compromissos assumidos em mesa de negociação.

Por conta disso, os empregados da Caixa vão suspender, por 15 dias, a venda de produtos da Caixa Seguros. Requerem, ainda, o afastamento dos negociadores do banco, Sueli Aparecida Mascarenhas, Superintendente Nacional de Responsabilidade Social e Empresarial e Relacionamento com Empregados (Surse), e Carlos Magno Gonçalves da Cruz, Superintendente Nacional de Administração de Pessoas (Suape). Na opinião dos trabalhadores, os dois representantes patronais estão reprovados na condução do processo negocial, bem como na responsabilidade de gestão de pessoas. Ofício neste sentido será encaminhado à presidência da empresa.

As agências-alvo de retardamento de abertura na próxima semana são: Prazeres, na terça, 11; Teatro Marrocos (início da Dantas Barreto), na quarta, 12; e Ilha do Leite, na quinta, 13 Também na quinta, no Sindicato, nova assembléia avalia o movimento e define os próximos passos, às 19 horas.


Fonte: Sulamita Esteliam - Seec PE

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros