28 de Maio de 2014 às 17:00
REUNIÃO
Em reunião realizada nesta terça-feira (27), na sede da Fenae, em Brasília, as entidades representativas dos empregados ativos e aposentados da Caixa Econômica Federal, como a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), a Fenacef (Federação Nacional das Associações dos Aposentados e Pensionistas) e a Fenag (Federação Nacional das Associações dos Gestores), decidiram pela manutenção do Fórum para debater as questões relacionadas à Funcef. Antes denominado Fórum de Dirigentes de Entidades com Representantes Eleitos na Funcef, ele passa a ser denominado Fórum das Entidades Nacionais pela Funcef.
Essa instância de debate no âmbito do movimento associativo dos empregados da Caixa foi criada em 26 de abril de 2007, com o objetivo de aprofundar o debate sobre a Funcef e buscar aproximação das representações dos empregados da Caixa com diretores e conselheiros eleitos.
"As entidades vão continuar debatendo as questões da Funcef e atuando na defesa dos interessantes dos participantes", destacou a diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus. Ela lembrou que existem assuntos importantes que requer acompanhamento por parte das representações dos associados, como a incorporação do REB pelo Novo Plano e o contencioso jurídico.
As ações judiciais foram um dos temas debatidos na reunião desta terça-feira. O Fórum decidiu solicitar um parecer jurídico sobre medidas que podem ser adotadas para cobrar da patrocinadora, a Caixa, sua responsabilidade nas ações judiciais ajuizadas pelos participantes e que geram impacto financeiro na Funcef. Cerca de 16 mil ações estão em curso, o que representa uma provisionamento de R$ 1,2 bilhão por parte da Funcef.
O custo administrativo para a Fundação está estimado em aproximadamente R$ 15 milhões. Grande parte delas se refere a questões trabalhistas, que nada têm a ver com a Fundação, mas com a patrocinadora. É o caso, por exemplo, de ações para recebimento do tíquete-alimentação, cesta alimentação, Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA) e horas extras.
O Fórum fez também uma avaliação das eleições da Funcef, ocorrida em maio deste ano. A próxima reunião dos dirigentes das entidades deverá ocorrer na segunda quinzena de julho, com data a ser definida.
Fonte: Fenae
Link: https://seebcgms.org.br/caixa-economica-federal/dirigentes-de-entidades-mantem-forum-para-debater-questoes-da-funcef/