1 de Agosto de 2007 às 00:10

Empregados da Caixa fecham sua pauta de reivindicações

(São Paulo) Os bancários da Caixa Econômica Federal definiram nesta terça-feira a pauta de reivindicações específicas que será negociada com o banco durante a Campanha Nacional, de acordo com a deliberação da 9.ª Conferência que definiu a Campanha unificada, com uma minuta única para todos os bancos, e as questões exclusivas de cada empresa debatidas em mesas especificas.

A pauta da Caixa foi definida durante o 23º Congresso dos Empregados, o Conecef, realizado em continuidade à programação da Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

Uma das principais resoluções do Conecef - e que constará na minuta dos empregados - é a criação de um novo Plano de Cargos e Salários que contemple todos os bancários da Caixa. "Precisamos garantir um novo PCS, que corrija todos os problemas e injustiças que persistem dentro do banco. Com um PCS único, resolveríamos um item importante em relação à isonomia entre os novos e os antigos", destaca Plínio Pavão, diretor da Contraf e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa.

Outro item importante na pauta de reivindicações é a contratação de mais bancários para a Caixa. O banco ampliou o número de agências, o leque de atividades relativas ao banco social e, além disso, 1/3 dos recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) passam pela Caixa, ao mesmo tempo em que iniciou o processo de substituição dos terceirizados. "Por tudo isso, precisamos de mais contratações.", diz Plínio.

A insegurança bancária também precisa de solução e os bancários querem a implementação de várias medidas, muitas delas já negociadas, como a instalação da porta de segurança antes da sala de auto-atendimento.

Também integram a pauta de reivindicações específicas a solução para os problemas do Saúde Caixa, as questões de saúde e condições de trabalho (incluindo o problema do assédio moral e da violência organizacional) e a extensão do auxílio e da cesta-alimentação para todos os aposentados.

"Outra grande preocupação dos empregados é com o foco da Caixa em seu papel de banco publico. O banco precisa se solidificar cada vez mais como um instrumento de desenvolvimento social e econômico do país, mas, em alguns aspectos, a empresa continua priorizando o viés comercial. Aprovamos também reivindicar a inclusão de um representante dos bancários no Conselho de Administração da Caixa, como forma de democratização da gestão da Empresa", afirma Plínio.

Conecef 2008
Os participantes do Conecef aprovaram a antecipação da realização do Congresso do ano que vem para meados do primeiro semestre. O objetivo é antecipar as discussão das questões específicas e propor mobilizações mesmo antes da Campanha Nacional, na busca por soluções para os problemas dos empregados. Os delegados deverão ser eleitos na proporção de um para cada trezentos bancários na base, em fóruns estaduais. Os representantes dos aposentados seguem esta mesma proporção.

Fonte: Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros